sábado, 5 de setembro de 2015

Convém ser Fiel

O Capitulo 37 do livro de Gênesis relata o despontar de um dos maiores exemplos de fidelidade a DEUS em toda a história bíblica: um moço de 17 anos, cujo nome era José. Ainda muito cedo, desenvolveu um relacionamento  diferenciado com o DEUS de Israel, seu pai. Através de 2 sonhos, o senhor revelou-lhe um futuro triunfal e majestoso ( Gn 37. 5-7 ). Mas o que era sonho para José, tornou-se um pesadelo na mente adoecida de seus irmãos. Havendo se destacado entre eles na postura e no caráter, acabou por ser alvo de uma ácida e letal inveja, que desdobrou-se numa maligna conspiração, que materializou-se num cruel e inclemente abandono. José, depois de uma rápida e humilhante estadia numa cova, foi retirado para ser vendido a uma caravana de ismaelitas que rumavam ao Egito. Ainda sem entender bem a repentina inversão que a sua vida sofrera, ele foi levado ao Egito. O ódio mortal de seus irmãos se concretizou através de sua expulsão para uma terra de qual josé não tornaria jamais. Foi dito ao seu pai que o moço havia morrido despedaçado  por uma besta-fera do campo, uma mentira que se tornou verdade na mente do velho Jacó. José, portanto, era um vivo-morto na mente patológica de seus irmãos, e era um morto-vivo na mente inocente de seu pai. Diante de tão desafortunada sorte, é possível que José tenha se perguntado: convém ser fiel ?

    Chegado ao Egito, José foi revendido como escravo a Potifar, eunuco de Faraó. O Senhor dos céus fez o seu servo prosperar na casa de seu senhor egípcio de tal maneira que a bênção transbordou da casa para o campo ( Gn 37.5 ). Ao ver a incontestável realeza  de seu escravo, Potifar o pôs sobre toda a sua casa e José pôde, por algum tempo, respirar ares de liberdade e de relativa comodidade. Ainda restavam dores na alma, mas, ao menos, o quadro obscuro em que se inserira abruptamente  parecia começar a receber alguns tímidos raios de esperança e um novo tempo parecia começar. As coisas estavam assim, quando José  foi novamente  varrido para os cantos sombrios da vida por uma devastadora calúnia. Sem ter como se justificar, José foi parar injustamente na prisão. Diante de tão desafortunada sorte, é possível que ele tenha se perguntado: convém ser fiel ?

         Estando preso, José achou graça diante do carcereiro-mor, e se tornou o "preso-mor". Ele conheceu ali o padeiro e o copeiro-mor de Faraó. Ambos tiveram um sonho, que foram interpretados por José. O padeiro morreu, mas o copeiro foi liberto e voltou a  assistir diante do imperador egípcio. Antes, porém, da soltura do copeiro, José lhe fez uma agonizante súplica: " Lembra-te de min"! Aconteceu, porém, que o copeiro se esqueceu de José, cuja esperança de liberdade e de que a justiça fosse feita naufragava dia apos dia. Diante de tão desafortunada sorte, é possível que ele tenha se perguntado: convém ser fiel ?

        Dois anos inteiros se passaram e passava na mente de José o pensamento de que seria na prisão que ele passaria o resto de sua vida. Um dia, porém, Faraó teve 2 sonhos e ninguém pôde interpreta-los. Foi aí que passou na cabeça do copeiro a lembrança de que o prisioneiro José poderia interpretar, fazendo, assim, passar a agonia  que se instalara no ser do imperador. O prisioneiro foi chamado e interpretou com precisão os 2 sonhos, cujo sentido era um só. José, que até então, estava acostumado com repentinas inversões de cima para baixo, do bom para o ruim, do conforto para a calamidade, vê-se agora diante de uma especie de inversão " inversa" comparadas a todas as outras  que já sofrera. Num momento, José sai do cárcere para o palácio, perde o título de prisioneiro e ganha o de governador. O fato é que a benção de DEUS foi derramada sobre José, e transbordou para todo o Egito, e transbordou para todas as nações,e transbordou para a sua família. Diante de tão afortunada sorte, certamente José exclamou dentro de si; convém ser fiel !

      A certeza de que convém ser fiel está no retrospecto da vida de José e da vida de todos quantos são fieis a DEUS. È no final que se constata que valeu a pena ser fiel desde o principio.

       Se José não fosse fiel a DEUS e aos pais não teria sido invejado pelos irmãos, que não o venderam aos ismaelitas, que não revenderiam a Potifar, que não o lançaria na prisão. Se não fosse para a prisão, não conheceria o padeiro e  o copeiro, se não conhecesse, não interpretaria os sonhos, se não interpretasse, não seria lembrado diante de Faraó, se não fosse lembrado, não se tornaria governador, se não fosse governador , não preservaria sua familia, Israel desapareceria, se isso acontecesse, como o Messias viria ?

             Diante de um retrospecto tão repleto de fidelidade de DEUS e a DEUS, resta-nos apenas nos rendermos, sermos fieis ás convincentes evidências e exclamarmos firmemente : Convém ser Fiel !

Fonte : Jornal ADNews - Edição Agosto - N 41 -
( Palavra Pastoral ) - Pastor Ailton José Alves - Presidente da IEAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.