segunda-feira, 8 de junho de 2015

MOMORNISMO





"Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,"

Colossenses 2:18


VERDADE PRÁTICA

O Mormonismo é uma religião politeísta cujos adeptos usam termos cristãos com outros significados para facilitar seu trabalho de proselitismo.

LEITURA DIÁRIA  

Fábulas e genealogias não são guias para o crente  - 1 Tm 1.3-4 

Outro JESUS e outro Espirito procede das trevas - 2 Co 11.4 

DEUS não consiste de algo material - Jo 4.24 

Casamentos só ocorrem nesta vida - Lc 20.34-36 

Só a Bíblia é o Livro de DEUS - Is 34.16 

O endeusamento do homem vem de belial -  Gn 3.4-5


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Gálatas 1:6-9

INTRODUÇÃO 

O Mormonismo é conhecido como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ùltimos Dias. Há muitas crenças que seus adeptos desconhecem, principalmente as que já foram abandonadas. Já ensinaram, por exemplo, que a lua era habitada. Quanto á poligamia ( "Sistema em que um homem tem mais de uma esposa ao mesmo tempo, ou, menos comumente, a um sistema em que uma mulher tem mais de um marido concomitantemente. A palavra poligamia vem de duas palavras gregas, que significam muitos casamentos. Os cientistas usam o vocábulo poliginia para designar aquele que tem mais de uma esposa ao mesmo tempo, e poliandria, para designar a mulher que tem mais de um marido ao mesmo tempo." ) defenderam-na como prática lícita. No âmbito teológico, apregoam que JESUS não foi gerado pelo ESPIRITO SANTO, que há pecados que o sangue de JESUS não pode purificar etc.

1. ORIGEM 

1. O Fundador : O Norte-Americano Joseph Smith Jr. nasceu em 23 de dezembro de 1805, e morreu em 27 de junho de 1844, num cárcere. Seus adeptos alegam que, numa visão, em 1820, Joseph Smith teria visto o Pai e seu Filho JESUS Cristo. Perguntou-lhes , então, qual a religião verdadeira. Como resposta, ele teria ouvido que todas as Igrejas haviam apostatado da fé, e que seus credos eram uma abominação. O Apóstolo mórmon David O. Mckay  afirmou : " A aparição do Pai e do Filho a Joseph Smith é o fundamento desta Igreja ".

2. "Visão" das placas de ouro :  Há outra versão de que essa visão teria ocorrido em 1823, quando Joseph Smith tinha 17 anos. Alegam que ele recebeu a visita de um estranho anjo chamado Morôni, o qual lhe revelou a existência de um livro, escrito em placas de ouro, e que se achava no monte  Cumorah, nas proximidades de Palmyra, Nova Iorque. Traduzidas, as placas deram origem  ao Livro Mórmon.
     Essa primeira "visão" de Joseph Smith é o fundamento da Igreja Mórmon. È outro evangelho conforme  Gálatas 1.6-9.

3. Organização :  A presidência da Igreja Mórmon é a sua autoridade de máxima, constituída de seu profeta e seus secretários.  O Mormonismo jacta-se ao declarar que é a única igreja a ter profetas e apóstolos pois mantém um quorum de doze apóstolos. A Bíblia destrói a pretensão deles  porque "Profetas e Apóstolos" embora aparecem em Ef 4.11, são as pedras que formam o Fundamento da Igreja, sendo JESUS CRISTO a Pedra Angular ( Ef 2.20 ). A Igreja só tem um fundamento ( 1 Co 3.11 ). Por isso não ordenamos ninguém a cargo de apóstolos nem de profeta.

4. Templo :  Existe um templo sede em cada país. A sede mundial está em Salt Lake, capital do Estado de Utah, EUA. Nele são realizados rituais secretos: batismo pelos mortos ( por isso preocupam-se em genealogias ; ver  ( 1 Co 15.39 ), batismo por procuração e casamento para eternidade em que o casal se compromete a não contrair novas núpcias em caso de viuvez, para se encontrarem no céu. JESUS, porém, disse que casamento é coisa deste mundo e não do vindouro ( Lc 20.34-36 ).

2. FONTE AUTORIDADE NO MORMONISMO 

1. O Livro de Mórmon : O Mormonismo considera o Livro de Mórmon acima da Bíblia. O artigo 8 Regras de Fé declara: "Cremos ser a Bíblia a palavra de DEUS, o quanto seja correta sua tradução; cremos também ser o Livro de Mórmon a palavra de DEUS". Exige restrições para se crer na Bíblia, entretanto, para o Livro de Mórmon nenhuma restrições é apresentada.

2. Doutrina e Convênios : Contém 138 seções divididas em versículos. São as "reveladas" de Joseph Smith, que tratam sobre a doutrina de DEUS, da Igreja, do sacerdócio, da ressurreição, do homem após a morte e dos diferentes níveis de salvação. Batismo pelos mortos ( seções 124,127 e 128 ), matrimônio celestial ( seção 132, 19, 20 ), poligamia ( seção 132, 61, e 62).

3. Pérola de Grande Valor : Este livro, tão conceituado entre os mórmons, já foi amplamente desmascarado como fraude, apesar de Joseph Smith alegar tê-lo traduzido milagrosamente para o inglês a partir da escrita hieroglífica egípcia.

3. O LIVRO DE MÓRMONS E A BÍBLIA 

1. Autenticidade  da Bíblia : A Bíblia , desde que foi escrita, nunca precisou de nenhuma alteração em seu texto. Está é uma das evidências de que ela é o eterno e infalível Livro de DEUS. Os mórmons, porém, não podem dizer o mesmo do Livro de Mórmon, que  ainda não  180 anos. A primeira edição  foi publicada em 1830, e já está com 3.913 mudanças. A edição atual tem um texto completamento diferente da primeira edição.

2. Falácias de Livro de Mórmons : A Origem do Livro de Mórmon não pode ser ser comprovada . Não existe o idioma " egípcio reformada "  mencionado ali. O Livro  de Mórmon, segundo eles, foi escrito em 421 d.C. Como pôde o tal livro reproduzir textos da versão inglesa do Rei Tiago, que só viria a surgir em 1611 ? Nada nos relatos  do Livro de Mórmon pôde ser confirmado até hoje. Ainda não se descobriu nenhuma cidade sequer das 38 mencionadas no Livro de Mórmons.

4. DOUTRINAS MORMONISTAS 

1. DEUS : Os Mórmons têm deuses para todos os gostos. Uma declaração básicas dos livros deles afirma: " Como o homem é, DEUS foi ; como DEUS é o homem poderá vir a ser " (Regras de Fe, pag. 389 ). Eles não reconhecem o conceito Bíblico  de DEUS, e daí negam a Trindade.
 
    A Bíblia ensina que há um só DEUS verdadeiro e que  Ele é uno, mas subsiste em 3 Pessoas distintas ( Dt 6.4 ; Mt 28.19 ; Jo 17.3 ). DEUS é infinito ( 1 Rs 8.27 ) e Onipotente ( Is 40.12-15 ). Ele é Espírito ( Jo 4.24 ), portanto não tem carne nem osso ( Lc 24.39 ). Enche ele o céu e a terra
( Jr 23.23-24 ). Além dele não há DEUS ( Is 43.10 ; 44. 6-8 ).

2. O Senhor JESUS CRISTO : O Jesus dos mórmons, como já explicamos, não é como o da Biblia

Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.
2 Coríntios 11:4

a) O Jesus do mormonismo : Pregam um Jesus polígamo, cuja única diferença entre Ele e nós é que Ele é primogênito. O ensino deles sobre Cristo é uma blasfêmia; inclusive negam a sua concepção virginal. Usam muitas palavras da fé cristã, mas com sentidos diferentes.

b) O JESUS da Bíblia : È o Criador de todas as coisas, inclusive do mundo espiritual ( Jo 1.3 ; Cl 1.16-17 ) Foi gerado pelo ESPÍRITO SANTO ( Mt 1.18-20 ; Lc 1.34-35 ).

3. Salvação : A salvação mormonista pode ser geral e individual. Geral significa que, na consumação dos séculos, os incrédulos serão castigado e depois liberados para a salvação. Individual é a salvação obtida conforme as regras de fé mormonista, isto é, fé em CRISTO, batismo por imersão, observância ás leis e ás obras etc. Pregam que não há salvação sem a Igreja Mórmon.

4. Sacerdócios de Arão e Melquisedeque : Todos os mórmons recebem o sacerdócio de Arão e depois o de Melquisedeque.
       A Bíblia, porém, diz que o sacerdócio de Arão foi removido ( Hb 7.7-13 ) e o de Melquisedeque é exclusivamente de CRISTO ( Hb 7.24 ). A Palavra "perpétuo", que no Novo Testamento original só aparece nesta passagem, tem o sentido de intransferível. Eles dizem exercer um sacerdócio que já foi removido e outro que pertence só a CRISTO. Isso prova que o Mormonismo desconhece a Bíblia, e por isso labora GRAVES ERROS.

CONCLUSÃO
Como o Mormonismo é uma seita missionária, precisamos prevenir os menbros de nossas Igrejas para que se precavenham, e jamais se deixem levar por esses enganos. Este é o nosso grande desafio. È necessário pois anunciar o Evangelho de CRISTO antes que a seara seja semeado com o joio 


Fonte : Lições Bíblicas 1997 - Seitas e Heresias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.