segunda-feira, 22 de junho de 2015

Joel, O Profeta do Pentecoste






" Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. "
1 João 1:9

VERDADE PRÁTICA : O derramamento do ESPÍRITO SANTO é uma consequência natural de uma conversão verdadeira e plena ao Senhor.

LEITURA DIÁRIA 

Assolação e Lamento - Jl 1.4-13

O Anuncio do Juízo - Jl 2.1-11

Convite ao arrependimento - Jl 2.12

Promessas de Abundância de víveres - Jl 2.18-27

Promessas do derramento do ESPÍRITO - Jl 2.28

Promessa de restauração de Israel - Jl 3.16-21

TEXTO BÍBLICO BÁSICO 

" E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar."

Joel 2:28-32



COMENTARIO

INTRODUÇÃO

   A presente lição enfoca um dos mais interessantes profetas hebreus : Joel, cujo nome significa : "Jeová é DEUS". Por que dissemos que ele é um dos mais interessantes profetas hebreus ? Porque Joel preconizou o derramamento do ESPÍRITO SANTO sobre toda a carne, isto é, sobre todos. Esta profecia teve o seu parcial cumprimento no Dia de Pentecoste ( At . 2.1-33 ).

1. A PRAGA DOS GAFANHOTOS E O DIA DO SENHOR 

A Bíblia fala dos gafanhotos, em diversas passagens, como elemento destruidor, e que foi uma da dez pragas derramadas sobre o Egito ( Ex 10.4-6 ), enquanto Faraó permanecia oprimindo os hebreus. Os gafanhotos, em sua missão devastadora, formam grandes nuvens que ofuscam a luz do sol e devoram toda a vegetação que encontram, deixando no seu rastro a fome e a morte entre humanos e animais. Semelhante praga é usada, aqui, como tipo de um juízo mais terrível contra os ímpios, no dia do Senhor.

1. A devastação pelos gafanhotos ( Jl 1.2-7 ): O termo hebraico mai usado aqui para descrever gafanhoto é arbeh, que significa o "destruidor". O profeta no (v.4) apresenta quatro diferentes espécies  ou estágios, na sua metamorfose. A praga das lacustas contra Israel foi fato real, e acontecimentos semelhantes eram comuns, ocasionados pelos enxame de milhões de gafanhotos que emigravam da Arábia para a Palestina, levados pelo vento do deserto. A destruição foi tão grande que o profeta chama a atenção dos anciões (v.2) os quais pela vivência dos anos podem recorrer á memória e responder-lhe ( Dt 32.7 ; Jó 32.7 ) Embora a resposta esteja implícita, ele concita os anciãos e admoestarem o povo sobre a severidade do castigo, incitando-o a temer a DEUS ( Sl 76.6-8; Ex 13.8 Js 4.7 ) .

2. Invasão como um tipo ( 1.8-12 )  A Profecia discerne a invasão das lacustas como tipo de iminente invasão assíria que destruíria o Reino de Israel. A praga é um prenúncio da devastação que sofreriam por esses inimigos. Joel, numa antevisão, fala de um juízo vindouro mais terrível nos últimos dias, sobre toda a terra ( Ap 9.1-11 ). As consequências da devastação foram tão desastrosas que é comparada a condição de uma virgem que enviúva antes de coabitar com seu marido. A situação dos lavradores e vinhateiros é lamentável. A locusta devorou tudo, o campo secou. Os sacerdotes ficaram entristecidos, porque as ofertas de manjares e os sacrifícios diários não poderiam ser oferecidos ao SENHOR, pois tudo foi consumido pela praga. A situação era desesperadora! Não obstante, tudo isso fora apenas o aviso de uma assolação mais terrível que virá no dia do SENHOR, para aqueles que não se converterem ao SENHOR.

3. O Clamor dos Sacerdotes ( 1.13-20 )  Os sacerdotes estão tristes (v.9), pois, sem colheita, nada têm para oferecer a Jeová a quem ministram. Nesse clima e total depressão e lamentações, ouve-se o clamor do profeta convocando-os para uma reunião solene na casa do SENHOR, com santificação e jejum. Joel conclama a todos para supliquem a misericórdia divina, afim de que o SENHOR  faça cessar tão nefasta praga ( 1 Sm 7.5-6 ; 2 Cro 20.3-13 ). Que exemplo a ser imitado por todos os líderes, pastores e obreiros de um modo geral; principalmente os que ensinam a Palavra de DEUS na EBD. Nossa responsabilidade é levar os nossos liderados a uma vida de santificação e adoração ao SENHOR na beleza da sua santidade. Infelizmente, algumas vezes, deparamo-nos com o povo sendo convocado para reuniões onde não existe adoração genuína ao SENHOR.

4. O Dia do SENHOR ( 2.1-11). O Livro de Joel, com 3 capítulos e 73 versículos, tem atraído a atenção dos estudiosos pela beleza poética que a sua mensagem apresenta, ao ilustrar com o fenômeno natural dos gafanhotos os fatos sobrenaturais do Dia do SENHOR, tornando-se assim um importantíssimo precursor da literatura apocalíptica. " Tocai a buzina ...." ( v.21 ), ou " Trombeta " Trata-se de um instrumento musical mencionado com frequência no A.T, utilizado para indicar os acontecimentos religiosos ou milagres e para reunir o povo ( Nm 10.1-10 ). De acordo com as instruções divinas, somente os sacerdotes podiam executá-las.
No N.T a trombeta aparece relacionada á segunda vinda de CRISTO ( Mt 24.31 ; 1 Co 15.52 ; 1 Ts 4.16 ), e com a série de sete acontecimentos escatológicos ( Ap 8.2-13 ; 9.1,13 ; 11.15 ). A ordem dada para tocar a trombeta significa uma advertência de perigo iminente ( Am 3.6 ; Ez 33.3-6 ).

È chegado o momento de despertar do indiferentismo. O quadro apresentado de nuvens e de trevas espessas ( v.2 ), que interceptam os raios do Sol, e com mais detalhes apresentados nos  v. 3 - 11, finaliza com a pergunta : " Quem poderá sofrer ou suportar o Dia do Senhor ?" Ao chegar o Dia do Senhor, Ele virá com um exército superior aos dos gafanhotos, pois as Escrituras chamam-no " O Senhor dos Exércitos " , trazendo castigo muitas vezes maior. Quem poderá resistir ? Ninguém! Somente os que se refugiaram em CRISTO  não sofrerão os males desse terrível dia.

2. A CHAMADA DO POVO ARREPENDIMENTO 

O Profeta revela a misericóridia de DEUS, e convida o povo a entrar pelo caminho do arrependimento , a fim de escaparem do juízo divino ( 2 Pe 3.9 ).

1. Apelo ao arrependimento ( 2.12-14 ) :  È DEUS quem faz o convite ao homem para o arrependimento . E quando este aceita o convite, sempre recebe o perdão divino. O Grande Evangelista Carlos Finney do século passado assim definiu o arrependimento: " Mudança de atitude e a mudança da vontade, envolvendo tristeza, segundo DEUS, e a forte resolução de nunca mais praticar aquilo que antes praticava". Só através do arrependimento e da fé no Senhor JESUS CRISTO, mediante a graças de DEUS, a pessoa se salva. O verdadeiro arrependiimento é produzido por DEUS ( At 5.31 ). Eis o apelo do profeta: "Rasgai o vosso coração ..." O Arrependimento sincero começa no interior  e torna-se conhecido através do exterior quando o pecado é abandonado.

2. O Proposito do Arrependimento ( 2.15-17 ) :  Uma nova ordem é dada pelo : " Tocai a buzina ..." , cuja finalidade seria de reunir toda a nação. Ninguém seria dispensado ( 2 Cr 20.13), nem mesmos os noivos que estavam isentos dos deveres públicos pelo período de um ano ( Dt 24.5 ). Assim como o pecado atingiu a todos, o profeta exige que todos se arrependam para novamente desfrutarem das bênçãos de DEUS ( Rm 2.4 ) O Não cumprimento da ordem do profeta levaria a nação a permanecer sobre a praga dos gafanhotos, que  devastariam toda a lavoura , deixando o povo na fome  e na miséria toral. Os povos pagãos zombariam do DEUS vivo,  e numa atitude de desprezo perguntariam: "Onde está o seu DEUS " ( Sl 79.10 ; 115.2-3 ). 

3. Promessas de Libertação (2. 18-19 ) :  Como resultado de arrependimento a nação seria perdoada ( At 5.31 ); seria salva da destruição dos gafanhotos ( At 17.30-31 ); teria uma nova vida ( 2 Co 5.17 ), e viveria alegre, uma vez que a misericórdia divina viria sobre toda a nação. Nessas condições, DEUS promete ao povo alivio imediato de suas tribulações . Homens e Mulheres arrependidos se constituem na materia prima de que se serve ao ESPIRITO DE DEUS,  para transforma-lo em poderosos instrumentos em sua obra.

3. A ESPERANÇA DE BÊNÇÃOS FUTURAS 

Tendo o povo reagido de uma maneira favorável ao apelo do profeta, alcançou  o perdão divino. Assim, a esperança em DEUS, que é fiel, retorna ao coração do povo e suas forças são renovadas ( Is 40.31 ). Prezado leitor, se tua esperança está sendo abalada, renova-a, pois a esperança do crente fiel jamais será decepicionada  ( Pv 14.32b ;  Jr 17.7 ; Sl 146.5 ). Glória a DEUS !

1. Destruição do exército Norte ( 2.20 ) : O exercito de ganfanhotos será removido , pelo vento, para o Mar Vermelho e o Mediterrâneo. Os insetos serão mortos, ocasionando um mau cheiro insuportavél.

Por ocasião da Grande Tribulação, Israel será atacado pelos exércitos do AntiCristo, tipificados pelo gafanhotos. Então virá em seu socorro o Senhor JESUS CRISTO, que tratá vitória para sempre ao seu povo. Nesta ocasião, o remanescente de Israel irá aclamá-lo e recebê-lo  como o seu Messias.  Israel não será consumido  como desejam os seus inimigos. Do Senhor virá a vitória ( Sl 18.50 ; 1 Co 15.57 ).

2. Renovo Espiritual e Bênçoes Materiais ( 2.21-27 ) :  Neste versículos, o profeta  faz uma convocação diferente das anteriores. Exorta o povo a lançar fora o termor, e a regozijar-se em DEUS, pois toda vegetação será renovada e o gado salvo, e será abundante a colheita, porque do céu receberão chuvas para fertilidade  da terra e para amadurecimento dos frutos. Que confiança ! Agradecem pelas bênçãos materiais que são importantes, mas de maior significado, sem dúvida, são espirituais, pois todos abandonaram os deuses que no passado  os seduziram e nada fizeram em seu favor, só lhes aumentando o fardo de derrotas. Israel agora invoca e cultua a Jeová ( Mq 5.4 ; Is 45.5-6,18).

3. A Vinda do Espirito Santo ( 2.28-32 ) :  Vários profetas foram usados por DEUS para predizerem detalhes do nascimento, da vida, do ministério, do sofrimento, da morte e da ressurreição do SENHOR, do seu retorno e futuro reino. Mas ao profeta Joel foi dado o privilégio de profetizar que DEUS derramaria o Seu ESPIRITO sobre toda a carne. E no pentecoste teve ínicio uma nova dispensação neste mundo: a inauguração da Igreja de CRISTO e a presença real do ESPÍRITO SANTO com os crentes, numa atividade permanente, diferente das dispensações anteriores, quando o Espírito ministrava usando apenas umas poucas pessoas. Hoje, Ele está com a Igreja. Nas suas múltiplas atividades no crente, mencionaremos apenas algumas, por ser limitado o nosso espaço.

O Espírito nos ajuda em nossas fraquezas  - Rm 8.26

O Espírito guia em toda a verdade  - Jo 16.13

O Espírito Unge o Crente  - 1 Jo 2.20 

O Espírito Livra da lei do pecado   - Rm 8.2 

O Espirito Sela o Crente - Ef 4.30 

O Espirito reparte esperança - Rm 15.13 

O Espirito encoraja o crente   -  At 4.31 

4. O Batismo com o ESPÍRITO SANTO ( 2.28 ; At 1.5 ) :  Entre as preciosas experiências da vida cristã, o batismo com o ESPÍRITO SANTO é sem dúvida a  mais importante. Ele foi prometido, inicialmente, 1.000 anos a.C, através de Salomão ( Pv 1.23 ) Aproximadamente 3 séculos mais tarde, Isaías e o profeta Joel voltaram a enfatizar a mesma mensagem profetica. O último profeta a reiterar tão maravilhosa promessa foi João Batista, o precursor de CRISTO ( Mt 3.11 ).

4. CONCLUSÃO 
Estamos em plena década da colheita e os ventos do ESPÍRITO SANTO estão soprando sobre a Noiva do Cordeiro, com a finalidade de mantê-la despertada para o auspicioso momento do arrebatamento. O maior desafio que a Igreja enfrenta, hoje, traduz-se em uma pergunta: como conservar a plenitude do ESPÍRITO SANTO, e o poder que dela resulta, em dias tão dificeis, como os que estamos vivendo ?

Buscando uma constante renovação  - At 4.31
O Sopro renovador do ESPÍRITO permiti-nos viver sempre renovados, como disse o profeta Jeremias ( Lm 5.21 )

Mantendo os padrões de santidade  - 1 Pe 1.7-8

Cultivando uma vida de Oração  - Tg 5.17 

- Desejo que esse texto aqui escrito seja pra o amigo de leitor de grande valia tanto para o Conhecimento e pra o lado Espiritual pra nossas vidas pois muito que Precisamos.
Paz do Senhor ! - Mizaquiel J. A -

Fonte : Lições Biblicas Maturidade Cristã de 1993 ( Comentarista : Adilson Faria Soares )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.