quarta-feira, 10 de junho de 2015

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL





" E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, "

Efésios 4:11


VERDADE PRÁTICA

O Zelo pelas coisas de DEUS deve ser calibrado pelo bom senso e, acima de tudo, por uma perfeita compreensão das Sagradas Escrituras .


Pregar o evangelho é tarefas de todos os cristãs - Mc 16.15-16

O batismo é uma ordenança para cumprir toda a justiça -  Mt 3.13-15

Só JESUS é quem salva e não uma organização religiosa -  Jo 14.6

Cristianismo é a religião da liberdade no Espírito - Gl 5.1

Ofertas e dízimos não são esmolas - Mt 6.1-4 

Os obreiros de tempo integral devem ser reconhecidos pela Igreja -  1 Tm 5.17-18 



LEITURA 


Não temos nós direito de comer e beber?
Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?
Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?
Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

1 Coríntios 9:4-14



INTRODUÇÃO

Há os que afirmam que Congregação Cristã no Brasil ( CCB ) é uma seita; outros, pelo contrario: recusam-se admitir tal coisa: descrevem-na como um movimento infelicitado por alguns desvios doutrinários de caráter secundário.

1. HISTÓRICO 

1.Origem de Francescon :  Louis Francescon nasceu na Comarca de Udine, Itália, em 29 de março de 1866. Converteu-se em 1891, aos 25 anos de idade, quando já morava em Chicago, EUA. No Ano seguinte, na mesma cidade, foi criada a Igreja Presbiteriana Italiana, pastoreada por Filipo Grilli. Nesta Igreja, Francescon foi eleito diácono, e ,depois de alguns anos, ancião.
     Em 1907, Francescon passou a frequentar a Missão Americana, reconhecendo como irmão, amigo e homem de DEUS, o pastor W.H. Durhan, pregador pentecostal, de quem Francescon se inteirou sobre a doutrina do batismo no Espírito Santo. Francescon pastoreava um rebanho de crentes pentecostais na colônia italiana de Chicago. Como o trabalho crescesse, deixou suas atividades materiais para dedicar-se integralmente ao ministério cristão.

2.Chegada ao Brasil : Em 8 de março de 1910. Francescon e G. Lombardi partiram de Buenos Aires rumo á cidade de São Paulo, onde, no bairro do Brás, começaram a pregar o Evangelho, vindo a fundar a Igreja Pentecostal Italiana - primeiro nome da Congregação Cristã no Brasil. Suas atividades estavam concentradas na colônia italiana. Depois, Francescon foi para o Panamá, deixando a igreja nas mãos de homens inexperientes.

2. DOUTRINA DA SALVAÇÃO 

1. Sectarismo :  A maioria  de seus adeptos afirma que a salvação só é possível na sua igreja. Eles chamam os evangélicos de outras denominações de " seitários ". Não reconhecem o batismo efetuado por ministros do Evangelho de outros denominações, mesmo que seja por imersão e em nome do Pai, e do Filho e do ESPÍRITO SANTO ( Mt 28.19 ). 
       A despeito desse perigoso sectarismo, devemos levar em conta o que diz a Bíblia. A Palavra de DEUS garante que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ( Jl 2.32 ; Rm 10.13 ). A salvação, portanto, está em JESUS ( Jo 14.6 ; At 4.12 ) e não organizações religiosas.

2. Batismo em nome de JESUS : Segundo os adeptos da CCB, o batismo só é valido se efetuado só no nome de JESUS. Diferente das Palavras do Próprio JESUS em Mt 28.19

 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Essa Seita provocou muitas divisões nas igrejas evangélicas. Ela mesma depois se dividiu  em várias, dentre elas a Igreja Pentecostal Unida do Brasil.

3. Batismo não salva : Eles usam a passagem de At 2.38 para justificar a doutrina medieval de que as águas do batismo têm propriedades miraculosas para purificar pecados. O Apóstolo Paulo delimitou com muita propriedade o batismo do Evangelho ( 1 Co 1.14-17 ); ele era contra a forma externa bem típica do judaísmo. A salvação é pela graça ( Ef 2.8-9 ). Ou seja : é um ato da graça de DEUS ( Tt 2.11 ). A regeneração é obra do ESPIRITO SANTO ( Tt 3.5 ), enquanto que o batismo em água é o sinal de arrependimento.

3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

1. Perfil : Tendo em vista a sua estrutura, em algumas regiões do Brasil a CCB acha-se completamente estagnada. Eles não têm motivação para ampliar o seu crescimento porque são predestinacionalistas -  herança Igreja Presbiteriana.
         Para eles, a Bíblia não tem a devida relevância. A vida dos adeptos da CCB é norteada pelo " iluminismo " e não pela Palavra de DEUS. Vão ao culto para " buscar a palavra ", e não para aprender no templo ( Sl 27.4 ) Suas bases teológicas são bastantes precárias.

2. Cargos :  A analise dos aspirantes ao ministério concentra-se principalmente no parentesco e no patriarcalismo.  Estes são os cargos principais : Ancião, diácono e cooperador. A CCB é contra o cargo de Pastor, embora Francescon mantivesse comunhão com os demais Pastores, tendo-os em alta estima. Afinal, Pastores e Evangelistas são dons ministeriais ( Ef 4.11 ) designados para a liderança do rebanho de DEUS.

3. Recursos financeiros : Criticam os dízimos , mas acabaram por estabelecer o próprio sistema de levantamento de recursos para manutenção de suas atividades. Quanto ao dizimo, é uma maneira de o crente reconhecer a soberania de DEUS; é um ensinamento que aparece em toda Biblia ( Gn 14.20 ; Ml 3.10 ; Mt 23.23 ; Hb 7.5 ).

4. Manutenção dos obreiros ( 1 Co 9.4-14 ) : Este texto é a defesa de Paulo sobre o sustento dos obreiros. Os que pensam doutro modo, ficam sem argumentos ante a clareza e objetividade com que o apostolo trata o assunto.
      A Biblia deixa bem claro que os dízimos eram destinados aos levitas e sacerdotes ( Nm 18.21-24 ; Hb 7.5 ), para que houvesse sempre mantimento na Casa de DEUS ( Ml 3.10 ). Os filhos de Levi e os ministros do altar, por sua vez, pagavam os dízimos dos dízimos recebidos ( Nm 18.26 ). Paulo, como os demais judeus, tinha uma profissão alternativa - fazedor de tendas ( At 18.3 ). Desse ofício, provinha o necessário para o seu sustento, pois temia escandalizar os irmãos, e não queria correr o risco de ser interpretado como aventureiro, em Corinto.

4. PRÁTICAS DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL 

1. O descuido para com a evangelização : Esquecendo-se dos que ainda não receberam a fé, dedicam-se a pregar aos crentes de outros denominações evangelicas. Mas na sua condição de profeta, o ministério de JESUS baseava-se na trilogia : pregar , ensinar e curar ( Mt 4.23 ; 9.35 ). Este é o exemplo que devemos seguir ; esta é a nossa maior tarefa.

2. Uso do véu :  A Palavra grega para "véu " é peribaion e significa " jogar em volta ". Ela  aparece apenas 2 no Novo Testamento grego ( 1 Co 11.15 ; Hb 1.15 ). Em 1 Coríntios 11. 1-16, Paulo trata da submissão da mulher ao marido. Como se vê, o que está em pauta é a submissão, e não o véu. Quem acha que o véu é um meio para a santificação, como a CCB, deve usá-lo no dia-a-dia como as mulheres do Oriente Médio e da Àsia dos dias de Paulo.

3. Ósculo santo : Isto é uma questão cultural ainda hoje observada entre os judeus, árabes é vários povos do leste europeu. Não é motivo, pois, para se fazer uma guerra em torno de assuntos que, rigorosamente falando, em nada contribuem para nossa edificação em CRISTO JESUS.

CONCLUSÃO 

Os adeptos da Congregação Cristã no Brasil julgam-se espiritualmente superiores a todos os evangelicos. Quanto a nós, não nos cabe tratá-los como a inimigos, mas como a pessoas que precisam dos esclarecimentos necessários para compreender o verdadeiro sentido do Evangelho de CRISTO. Evitemos, pois a contenda não convém ao homem de DEUS. Que o Senhor nos dê graças para preservar a sã doutrina.


Fonte : Lição da Escola Dominical - Seitas e Heresias ( 1997 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.