segunda-feira, 15 de junho de 2015

Amigos , conforme Proverbios de Salomão

Há uma norma de conduta que devemos observar estritamente em relação aos amigos: nunca importuná-los com pedidos de dinheiro, emprego ou favores, nunca abusar da sua hospitalidade. Esses maus hábitos acabarão deixando o importuno sem amigos o interesse pessoal.
     A amizade exige precisamente o contrário: desinteresse, devotamento, lealdade. Aos amigos não se pede: serve-se.
     Se, com perseverança, os tivermos assim conquistado, eles correrão espontaneamente para acudir-nos no dia da nossa necessidade.

Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.
Provérbios 27:17

Quem não cultiva a amizade e vive no isolamento, vai aos poucos embotando a afetividade e a compreensão. O horizonte social e intelectual se lhe restringe na medida do próprio egoísmo.
   O filosofo Bacon disse: " A leitura faz um homem cheio; o escrever, um homem exato; a conversa, um homem pronto".
      O contato com os outros afina - para o bem ou para o mal -, dá polimento, agudeza e brilho, tal como a lâmina submetida á ação de outra lâmina.
   È dever do crente escolher bem os seus amigos, cultivá-los cuidadosamente, protegendo suas boas relações contra tudo que as possa manchar ou enfraquecer, e ampliar-lhes o círculo.
    Tudo isso são elementos essenciais no desenvolvimento do caráter do cristão. O homem a quem o riso faz mal e que se conserva calado com medo de dizer o que pensa, é moralmente um mutilado.
         Embora a solidão possa ser, momentaneamente, um bem, o instinto social do homem impele-o a procurar a amizade de seus semelhantes, fora da qual não realiza o seu destino na terra.
       Esta necessidade humana está formulada com muita poesia neste provérbio : "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem." Provérbios 27:19 
        "Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."
( Provérbios 11:14 )  A segurança dada pela maioria das opiniões concordes. Este versículo é esclarecido pelo seguinte : "Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam." ( Provérbios 15:22 ) 
   
     Quando temos de resolver uma questão ou tomar uma deliberação grave, é indispensável examinar os prós e os contras. Nem sempre os conhecemos, nem sempre podemos, entre vários caminhos, acertar com o verdadeiro. Mas se muitas opiniões convergem na mesma direção, é de presumir que o tenham encontrado. Pelo menos, nesse acordo de pensamento, haverá mais garantia que na opinião individual.

"Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos." (Provérbios 27:6)
Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.

( Provérbios 9:8 ), isto é, o homem prudente estimará aquele que o repreende ou esclarece.
 
     A amizade impõe deveres. Primeiro, censurar brandamente o nosso amigo, mesmo quando isso nos for custoso. Segundo, receber de bom grado, sem se ofender, a censura. Mas, para repreender, nos termos da Palavra Divina, precisamos estar, nós mesmo, isentos do mal que arguimos a outrem. Isto explica, talvez, porque tantos silenciam, quando era obrigação advertir.

O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante ( ou DIFAMADOR ) separa os maiores amigos.  ( Provérbios 16:28 )  Um dos cuidados para proteger a amizade é excluir o difamador ( ou intrigante ). Pelos simples fato de lhe prestarmos atenção, já estamos faltando á lealdade. E, se continuarmos a dar-lhe ouvidos, acabaremos acreditando nele e separando-nos do nosso amigos.


Fonte :  Livro Os Provérbios de Salomão ; Autor E.Percy Ellis  ( Pag´s :65-66 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.