segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Religião, conforme Provérbios de Salomão

       E, por fim, a religião, a reverência da criatura pelo Criador, o reconhecimento do poder supremo do Pai, a cujas leis devemos obedecer. O Sentimento religioso, inato no homem, deve ser esclarecido pelo estudo da Palavra Divina e pela meditação, para torna-se fundamento inabalável da vida, e inspiração constante.
   
    Muitos fazem da religião negócio. Vão á igreja para obterem proteção que os livre do sofrimento. Na sua concepção, DEUS é grão-senhor a quem se adula, para conseguir graças. Toma lá, dá cá.
    Desse parecer, encontrei uma pobre senhora, sozinha, que perdera o marido e a filha moça. " Ah! - dizia ela com a olhar sombrio - "depois que fiquei viúva e minha filha morreu, nunca mais entrei numa igreja. De que me valeu tanta oração ?" .
       
    Esse ânimo de troca e lucro as coisas espirituais impede-nos de compreender o amor desinteressado ao seu Criador. E, apesar de repetirem ou haverem repetido centenas de vezes o Pai-nosso, nunca perceberam o sentido do "seja feita a tua vontade, assim na terra como no Céu".

     Outros colocam-se no extremo oposto, entendendo que a religião é apenas bálsamo, lenitivo, consolo para as lutas e decepções da vida. Recorrem á prece nas horas de desalento, quando e só então, se refugiam em DEUS. Na alegria, nem se lembram dele. Para esses distraído do Céu, a religião, por ser de valor inestimável, está fora de circulação e o seu uso é restrito a casos excepcionais. Semelhante idéia é contrária á Palavra de DEUS.
    O verdadeiro espírito religioso, de que "Provérbios" está impregnado, pondo o homem em comunhão permanente com o Criador, orienta-lhe os passos e o anima, a todos os momentos, como norma viva de ação "O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do Senhor todo dia."  ( Provérbios 23:17 ).

   "Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio." ( Provérbios 18:10 ). O Conhecimento de DEUS confere ao homem extraordinária estabilidade. A certeza de que temos um protetor onipotente, um amigo cuja ciência não tem limites e, em toda a sua majestade, está ao alcance do nosso coração, constitui uma fortaleza moral inviolável á qual nos recolhemos e onde nenhum golpe nos pode atingir intimamente.
        
"O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento."  ( Provérbios 15:8 ),  isto é, as oferendas, as contribuições dos maus, visando ás boas graças do Alto, não são aceitas pelo SENHOR. O que lhe agrada são os sentimentos puros, traduzidos em atos.
   As obras ditas de beneficência, as dádivas em dinheiro ou favores, valem segundo o amor que os inspira. As meras exterioridades, de que o coração não participa, são execráveis aos olhos do SENHOR. O que lhe agrada são os sentimentos puros, traduzidos em atos.

       As obras ditas de beneficência, as dádivas em dinheiro ou favores, valem segundo o amor que os inspira. As meras exterioridades, de que o coração não participa, são execráveis aos olhos do SENHOR. È vão todo o bem que se faz aos  outros por Amor  de nós, para benefício nosso, com o secreto fito de conseguir colocação no Céu. Só nos dá galardão o bem que se faz por amor do próximo.

  Por isso escreveu Paulo : "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria"   ( 1 Coríntios 13:3 ).

O respeito ao superior manifesta-se, antes de tudo, pela obediência. Se, num quartel, o inferior se insurge contra as ordens recebidas, quebrando a disciplina e, depois, vai oferecer um presente ao comandante, todos percebem que ele pretende suborná-lo, para esquivar-se á pena merecida. Pode o comandante aceitar tal presente, que equivale a uma injúria ? - De certo que não. Igualmente, não adianta querer agradar a DEUS com oferendas e orações, enquanto a nossa vida estiver em desacordo com os seus mandamentos. Na parábola dos dois filhos ( Mt 21.28), fez a vontade do pai aquele que foi trabalhar na vinha, embora tivesse dito que não iria; não aquele promete ir e não foi.


"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder."
1 Coríntios 4:20

"Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." ( Provérbios 3:9,10 ).

  Repartir com os necessitados os nossos ganhos é obrigação nossa, dos crentes. Cumprindo-a, estaremos reconhecendo, pela sistemática obediência, a autoridade divina.
  Esta é a obrigação do dízimo, tão indiscutível, que até o fariseu se orgulhava de estar em dia com ela (Lc 18.12 ). Separe-se mensalmente a décima parte de todos os valores de nossa propriedade, que nos vêm ás mãos, salário ou rendimentos, a fim de fazer o que manda a Palavra de DEUS em Malaquias

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro[ á igreja ] , para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."

Malaquias 3:10

Esse hábito, longe de desfalcar os nossos haveres, restaura o equilíbrio das finanças e atrai bênçãos.
Alguns crentes acham excessivo começar pelo dízimo. Prefeririam taxa mais módica ... Veja bem ! por ele não começarmos, talvez terminaremos nem sequer o dízimo dando !

 Não quer isto dizer que devamos distribuir só e apenas o dízimo. Este é o limite mínimo da nossa liberalidade. Para o cristão, é inadmissível dar menos. Os recursos que tiver e o amor de CRISTO lhe marcarão quanto deve repartir. Não somos mais que mordomos ou despenseiros dos bens que a providência nos favorece. Simples guardas e distribuidores deles, havemos de entregá-los de acordo com as ordens do Senhor á igreja a que pertencemos.

"A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores."
Provérbios 10:22

Os valores materiais, moeda, crédito ou mercadoria, postos a serviço de DEUS, como instrumento do bem, multiplicam-se a revertem em prosperidade. E não somente eles, mas todos os outros bens, a saúde, os dotes físicos, a inteligência, a cultura, o conceito social, se valorizam ou depreciam, segundo os colocamos, ou não, sob o controle do SENHOR. A sua bênção enriquece.

 O mal-estar, a depressão interior, têm origem no pecado. Sempre que subtraímos ao olhar do SENHOR algum recanto da nossa alma, sempre que alguma coisa lhe escondemos, e nesse desvão não penetra a luz divina, um desconsolo, nos invade. - Que tristeza é essa, de onde vem, que  não sabemos ? Basta um exame de consciência. Lá encontraremos, envergonhado, o ato mau, a palavra dura, o sentimento mesquinho.
      Lança-te aos pés do Pai e confessa-te; dele virá a força para a purificação. " A benção do Senhor não acrescenta dores".

"Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo."

( Provérbios 15:24 ).

Para cima, até, o Alto. Tão simples. O velho doutor Chalmers estava, como dizem os homens, moribundo. Tinha percorrido este caminho durante longos anos, chegando cada vez mais perto do SENHOR. Nos últimos momentos já não podia falar, mas, ouvindo com atenção a passagem da Bíblia que relata o passamento  de Elias e o carro de fogo que o arrebatou, er-gueu-se  num supremo esforço e disse em voz alta: "siga!" E o carro de DEUS e os seus cavalos levaram-no - sempre na mesma direção, para cima !

A religião conduz para cima, se for a da Palavra de DEUS.

"Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos." ( Provérbios 16:3 ).
Confiantes no auxílio do SENHOR para os nossos trabalhos e empreendimentos, serão estes "feitos em DEUS." E assim não conheceremos hesitações nem dúvidas ao realizá-los. A segurança da proteção divina penetra os nossos pensamentos, consolida-os e fortalece.


"O Alma do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre." ( Provérbios 20:27 ).  È em nossa alma que a luz do SENHOR se reflete. Se por ela estiver iluminada ( Cl 1.27 ), ficaremos tão claros que os outros enxergarão CRISTO dentro nós. Transparentes, poderemos iluminar os que nos rodeiam. É a luz dentro da lanterna, e não a lanterna que ilumina.

O Livro de Provérbios nos encaminha para contemplarmos a glória de DEUS refletida na face de JESUS CRISTO. E eterna como é, a luz divina para sempre nos guiará, até o dia em que o Sol da Justiça há de levantar-se e "a terra será cheia do conhecimento da glória do SENHOR como as águas cobrem o mar".

"Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar." Habacuque 2:14

Fonte : O Livro Os Provérbios de Salomão - E.Percy Ellis CPAD ( Pag´s 70-74 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.