sábado, 16 de fevereiro de 2013

Espiritismo




" E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," 
Hebreus 9:27

Através da doutrina da reencarnação, o Espiritismo tira todos os méritos de CRISTO como o Salvador da humanidade.

Lv 19.31; 20.27 - Toda forma de adivinhação é condenada na Bíblia
Os 4.12 - Adivinhar utilizando vara - rabdomancia
Ez 21.21 - Adivinhar utilizaqndo vara - fígado hepatoscopia
Gn 44.5 - Adivinhar utiliazando água - hidromancia
2 Rs 17.16 ; Is 42.13 - Adivinhar mediante os astros - astrologia


Leitura 


"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa."   Deuteronômio 18:9-14

1. HISTÓRIA 

1. As irmãs Fox : A doutrina da reencarnação é muito antiga; vem desde o hinduísmo, passando pela Grécia antiga. Foi em 1848, em Hydevisllle, Estados Unidos, que as irmãs Margaret e Kate Fox afirmaram ver as mesas girando, e ouvir pancadas na casa em que moravam. Faziam perguntas e estas eram respondidas mediante estalidos de dedos. Elas tiveram a sensação de estar se comunicando com o mundo invisível ( diziam as mesmas ).

2. Allan Kardec : Seu nome verdadeiro era Hipolyte Léon Denizard Rivail, médico e professor francês. Nascido em 1804, lançou a sua primeira obra O livro dos Espíritos, em 1857.  Influenciado por um amigo, passou a frequentar reuniões espíritas  e, por fim, tornou-se méduim. Em 1958, organizou em Paris a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Adotou o nome Allan Kardec, alegando ser este o sei nome na outra encarnação.

3. No Brasil : Antes mesmo da morte de kardec, em 1869, Luíx Olímpo Teles de Menezes fundou em Salvador, BA, o primeiro centro espírita, em 1865. Em 1873, foi fundada no Rio de janeiro uma sociedade espírita, da qual surgiram outro grupos. Dez Anos depois, começaram a publicar a revista O reformador que, ainda hoje, é o órgão oficial dos espíritas brasileiros.

4. Diversos Grupos espíritas :  Entre os grupos espíritas no Brasil, podemos mencionar, além do espiritismo kardecista, as seguintes ramificações : Legião da Boa Vontade, Ordem Rosacruz, Racionalismo Cristão, Cultura Racional, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, além dos cultos afro-brasileiros. Estes últimos não se consideram espíritas, mas Allan Kardec define, como espírita, todo aquele que crê nas manifestações dos espíritos.

5. Legião da Boa Vontade : As mensagens dos programa dessa instituição parecem evangélicas, mas, como as demais seitas, o JESUS deles não é o esmo revelado no Novo Testamento.

a) Doutrinas : Negam a personalidade do Espírito Santo e a infalibilidade da Bíblia, o parto de Maria e, portanto, a humanidade de CRISTO. Por Causa da sua crença na reencarnação. negam a deidade de CRISTO e a doutrina do inferno.

II. ESPIRITISMO X CRISTIANISMO

1. Espiritismo e Cristianismo : Allan Kardec ensina que o Espiritismo é a terceira revelação de DEUS á humanidade. Segundo ele,

1. Moisés, foi a Primeira revelação
2. CRISTO, foi a segunda
3. Kardec, a terceira

Porém, na Biblia há um abismo intransponível entre o Espiritismo e o Cristianismo.

2. Reencarnação :  No mundo do ocultismo, outras palavras e expressões são usadas para designiar a reencarnação : transmigração, renascimento, metempsicose.

a) Popularidade da crença : Hoje, a crença na reencarnação tornou-se muito popular, inclusive por que ela ( segundo eles ) visa aperfeiçoar a humanidade no sentido moral, espiritual e até fisico. Alguns deles crêem que a pessoa pode encarnar-se num animal ou mesmo num inseto. Os adeptos de Hare Krishna, por exemplo, não matam uma barata, pois correm risco de estar matando a própria avó. O Kardecismo não crê na transmigração das almas; ensinam que os espíritos somente reencarnarm-se em seres humanos, sejam estes homens ou mulheres.

b) O Sofrimento Humano : Os espíritas jactam-se de ter a explicação para o fenômeno do sofrimento humano. Quem nasce com defeito fisico, por exemplo, é sinal que está incluso da lei do carma. Isto é : uma espécie de lei complicada de causa e efeito. Essa pessoa está pagando o que em outras encarnações, e, assim, terá de prosseguir até aperfeiçoa-ser. Por essa razão, procuram ser generosos, fundam creches e dão assistência aos necessitados. Reencarnações e Boas Obras são os meios para salvação, segundo eles.
   Embora seja a nossa obrigação praticar as boas obras, precisamos entender, de uma vez por todas, que elas não salvam. A Salvação vem única e exclusivamente através da fé nos méritos de Cristo JESUS.

c) Resposta Bíblica :  A Bíblia diz que a reencarnação não existe ( Hb 9.27 ), que consultar os mortos é violar as leis de DEUS ( Lv 19.31 ; 20.27 ; 2 Rs 20.1-6 ; 23.24 ). Quando os discípulos de JESUS lhes perguntaram quem havia pecado, se o cego de nascença ou seus pais, a resposta de JESUS foi clara, destruindo completamente o argumento espírita : "Nem ele pecou, nem seus pais" ( Jo 9.3 ). Além disso, seria muito cruel alguém padecer sem saber o por quê. 
    Quanto a essa suposta encarnação, ninguém se lembra, porque simplesmente ela não existe. Os que alegam terem vivido noutras encarnações, entram em tantas contradições em seus relatos, demonstrando claramente que tudo isso não passa de um perigoso  engano que pode custar, inclusive, a eternidade da pessoa.
      A Salvação é pela fé em JESUS, e não pelas obras ( Ef 2.8-9 ; Tt 3.5 ). O sacríficio de JESUS pode salvar perfeitamente os que se aproximam dEle ( Hb 7.25 ).

III. PASSAGENS BÍBLICAS UTILIZADAS PELOS KARDECISTAS

1. Bíblia :  Eles recusam aceitar a Bíblia como a infalível Palavra de DEUS, principalmente onde ela condena as práticas espíritas. Mas quando o assunto lhes interessa, aí resolvem citar a Bíblia. Mas suas interpretações bíblicas são esotéricas; completamente fora da hermenêutica sagrada.

2. Saul e a médium de En-Dor : Eles reivindicam o texto de 1 Samel 28, onde se narra o episódio de Saul e a feiticeira, para consubstanciar suas crenças. Mas á luz do contexto bíblico, ela falou com os "deuses" que subiam e não com samuel. Só depois que a médium viu o suposto Samuel é que reconheceu a Saul ( 1 Sm 28.12 ).

a) Saul consultou a feiticeira e não a Samuel: DEUS não respondeu a Saul nem por sonhos, nem por Urim e nem por profeta ( 1 Sm 28.6 ). A Biblia afirma que Saul consultou a "feiticeira" e não a Samuel nem ao Senhor ( 1 Cr 10.13-14 ).

b) As Profecias que não se cumpriram ( 1 Sm 28.19 ). " Amanhã tu e teus filhos etareis comigo ". Saul não morreu no dia Seguinte, segundo a nota de rodapé da Bíblia Vida Nova. Ele morreu 18 dias depois dessa sessão espírita. Também não morreram todos os seus filhos ( 1 Sm 28.19 ): Isbosete, Armoni e Mefibosete ( 2 Sm 2.8-10;21.8 ) sobreviveram.
    Por outro lado, temos de convir que um desviado que se suicida não vai para o mesmo lugar onde se encontra um profeta de DEUS. Saul, pois, não foi para junto de Samuel. Notemos ainda que ele não foi entregue nas mãos dos filiteus; ele preferiu suicidar-se ( 1 Sm 28.19 ;34.4 ). Mais tarde, os homens de Jabes-Gileade sepultaram-lhe o corpo ( 1 Sm 31.11-13). DEUS não deixou cair por terra nenhuma palavra de Samuel ( 1 Sm 3.19 ).
    Por seguinte, a entidade que dialogou com a feiticeira  era um espírito demoníaco disfarçado de Samuel, como acontece nas sessões espíritas ainda hoje.

3. Elias e João Batista ( Mt 17.1-13 ) :  Os espíritas têm feito grandes alardes com relação a esta passagem para justificar  a falsa doutrina da reencarnação. Eles, porém, não se dão conta de que Moisés morrera cerca de 1400 antes, reaparecendo como o mesmo Moisés, e não como uma reencarnação. Elias sequer morreu ( 2 Rs 2.11 ). João Batista veio na virtude e no espírito de Elias ( Lc 1.1,17 ), pois se vestia como Elias : Vestes de pêlo e cinto de Couro ( 2 Rs 1.8 ; Mt 3.4 ). Ambos eram homem do deserto ( 1 Rs 19.9-10 ; Lc 1.80 ); eram de igual modo contundentes em suas palavras e pregaram contra reis ímpios ( 1 Rs 21.20-27 ; Mt 14.1-4 ). O Próprio João, consciente de sua identidade e missão ( Jo 1.26-27,32-33 ), disse que não era Elias ( Jo 1.21 ).

IV. O CHAMADO BAIXO ESPIRITISMO 

1. Cultos Afro-brasileiros :  Os Cultos afro-brasileiros chegaram ao Brasil através dos escravos africanos, na era colonial. Os três principais grupos são : Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Eles não se consideram espíritas. O chamado alto espiritismo não lida com adivinhação, como búzios, quiromancia, nem com diversos ramos de cartomancia e outras formas de adivinhação. A coluna vertebral desse ramo espírita é a reencarnação e a necromancia condenadas pela Bíblia ( Dt 18.11 ). Da mesma forma os cultos afro-brasileiros são feitiçaria, pois todos mexem com encantamentos, espíritos e magias ( Dt 18.11 ). Isaías descreve com precisão essas práticas condenadas pela Palavra de DEUS ( Is 65.3-5 ).

2. Umbanda : Aqui, há uma mescla de raças. Há elementos indígenas - pajelança, bebidas, ervas para banhos, charutos etc.; elementos africanos - candomblé; e elementos brancos - as imagens do catolicismo romano. Os orixás correspondem aos santos da Igreja Católica.

3. Candomblé : È um ramo tipicamente africano. Há variedades em suas práticas, poque vieram de várias regiões da Àfrica. Umbanda e Candomblé são chamados de Xangô em alguns estados do Nordeste, como Alagoas e aqui em Pernambuco, e no agreste nordestino são conhecidos como Catimbó.

4. Quimbanda : È a magia negra. O deus principal deles é Exu, Lúcifer, Beelzebu é o próprio Satanás. O culto deles é prestado diretamente a satanás. Diferentemente da Umbanda e do Candomblé, estes adoram a satanás, mas de maneira disfarçada.

CONCLUSÃO 

Os adeptos dos cultos afro-brasileiros são mais receptivos aos evangelhos de JESUS do que os kardecistas. Os adeptos do chamado alto espiritismo são arrogantes e presunçosos. Eles acham que já têm o Evangelho Segundo Allan Kardec, e daí pensam que não precisam de JESUS.


Fonte : Lição da Escola Biblica Dominical ( Seitas e Heresias - Ano 1997 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.