quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Adventismo do Sétimo Dia





Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 
Colossenses 2:16

" O Cristão e a Lei de Moisés são assuntos já discutidos e bem definidos no Concílio de Jerusalém: a Graça nos Isenta do jugo da Lei. "

Jo 1.17
- A lei foi dada por Moisés
Jr 31.31-33 - As Escrituras previam a Nova Aliança
Mt 5.17 ; Rm 5.18 - A Lei cumprida em Cristo
Cl 2.14 - Cristo nos livrou da condenação da Lei
At 15.10-11 ; Rm 3.20 - Somos salvos pela graça e não pela lei
Gl 4.4-9 - O Evangelho nos isenta da Lei


"Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, Como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória. Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará." 
2 Coríntios 3:2-16

I. ORIGEM

1. William Miller :  Nasceu em 1782, em Pittisfield, estado de Massachussetts, EUA. Era de família batista. Em 1818, ele começou a anunciar que CRISTO voltaria á terra nos próximos 20 Anos. Em 1831, Miller proclamou que esse evento ocorreria em 23 de março de 1843. Tentou justificar a sua "profecia" em Daniel 8.13-14 interpretando as 2.300 tardes e manhãs como correspondendo a 2.300 anos a partir do retorno de Esdras a Jerusalém em 457 a.C.

2. William Miller e seu fracasso : Todavia, nenhuma de suas previsões se cumpriu. Procurando justificar-se, Miller explicou que se enganara nos cálculos. Em seguida, marcou nova data - 22 de outubro de 1844. Esta data também falhou.

3. Origem dos adventista do sétimo dia :  Miller arrependeu-se e procurou a igreja. Já reconciliado, foi servir a DEUS, vindo a falecer em 1849. O mal, porém, já estava feito. Vários grupos começaram a aparecer. Hiram Edson, Joseph Bates e James White com sua esposa Ellen Gould White eram os mais proeminentes dos movimentos adventistas.
         Joseph Bates, de New Hampshire, Washington, instituiu a observância do sábado. Enquanto isto, Ellen Gould White ia, na região de Portland, Maine, ganhando notoriedade com as suas "revelações e visões". Os três grupos juntos deram origem, em 1860, ao movimento conhecido como o Adventismo do Sétimo Dia.

II. A LEI DE MOISÉS 

1. Decálogo : O Decálogo é o esboço e a linha mestra da Lei de Moisés. Ele está registrado em Êxodo 20.1-17 e Deuteronômio 5.6-21. O termo vem de duas palavras gregas deka "dez" logos "palavra", usado na LXX para traduzir as expressão hebraica asseret hadevarim "as dez palavras" ( Ex 34.28 ; Dt 4.13 ; 10.4 ). "As dez palavras", nessas passagens, têm o sentido de "mandamento, pronunciamento, princípios". Por essa razão, o Decálogo ficou conhecido universalmente como "os dez mandamentos " que DEUS escreveu em pedras e entregou aos filhos da Israel, através de Moisés.

2. Qual a diferença entre lei moral cerimonial ?  Os adventistas dizem que a Lei de DEUS é o decálogo, e a de Moisés é o decálogo, e de Moisés é a lei cerimonial, ou seja: os demais preceitos, que não são universais.

a) Uma só lei : A Bíblia afirma que existe uma só lei. O que existe, na verdade, são preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos civis. È chamada Lei de DEUS, porque teve sua origem nEle. Lei de Moisés, porque foi Moisés o legislador que DEUS escolheu para promulgar a Lei no Sinai. Os preceitos, tanto do Decálogo como os fora dele, são chamados alternadamente de Lei de DEUS ou do Senhor e Lei de Moisés ( Lc 2.22-23 ; Hb 10.28 ). São, portanto, sinônimos e, por isso, não há distinção alguma ( Ne 8.1-2,8,18 ).

b) Preceito moral fora do Decálogo : Há principios que são imutáveis e universais. Não há para eles a questão de transculturação. Onde quer que o Evangelho for pregado tais princípios fazem-se presentes; são os preceitos morais ou éticos.
     Os dois maiores mandamentos são preceitos morais ( Mc 12.29-31). Entretanto, não constam do Decálogo; é uma combinação de Dt 6.4-5 com Lv 19.18. Por outro lado, encontramos no Decálogo o quarto mandamento, que não é preceito moral. JESUS disse que o sacerdote podia violar o sábado e ficar sem culpa ( Mt 12.5 ).

3. A lei cumpriu sua função :  O Senhor JESUS já cumpriu a lei ( Mt 5.17 ). O Concilio que Jerusalém determinou que os cristãos nada têm com a Lei ( At 15.10-11;20,29 ). O apostolo Paulo comparaou a liberdade cristã á lei do casamento ( Rm 7.1-3 ). Se uma mulher for de outro homem, estando seu marido vivo ainda vivo, é adúltera . Isso porque, está ligada á lei do marido. Por seguinte, não podemos estar ligados á lei e a CRISTO ao mesmo tempo. Por isso, estamos mortos para a Lei ( Rm 7.4 ).
         A função da lei foi patológica (descobrir a causa da doença): revelar o pecado no homem. Mas ela não pode curar ( Rm 3.19-20 ; Gl 2.16 ; 3.24 )

4. Observar a lei é desvio : O apóstolo Paulo chamou a lei de ministério da morte gravado em pedras ( 2 Co 3.7 ), ministério da condenação ( 2 Co 3.9 ) e transitório ( 2 Co 3.13 ). O Antigo Testamento já foi abolido por CRISTO ( 2 Co 3.14 ). Buscar a salvação pela observância da Lei é desviar-se do cristianismo bíblico ( Gl 5.1-4 ). Observe, porém, que Paulo não criticou a lei; reconhecia a santidade da Lei ( Rm 7.7,14 ). Oque ele diz é que ela é impotente para salvar, pois sua função é outra.

III. ESPÍRITO DE PROFECIA

1. Escrito de Ellen Gould White :  Para os adventistas do sétimo dia, os escritos da Sra. Ellen Gould White têm a mesma autoridade da Bíblia. Afirmam que a expressão "o testemunho de JESUS é o espírito de profecia " ( Ap 19.10 ) é uma alusão aos escritos da Sra. White. Crêem que suas obras têm "aplicação e autoridade especial para os adventista", e negam que "a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagrasdas".

2. Plágios da Sra. White : Boa parte das obras da Sra. White são plágios.

a) Plágio comprovado :  Walter T. Rea, em sua obra The White Lie ( A mentira Branca), apresenta tabelas intermináveis desses plágios. Entretanto, os adventistas do sétimo dia continuam a receber as obras da Sra. White com a mesma autoridade da Bíblia. Além dos plágios, há inúmeros erros e contradições em seus escritos.

b) Defesa dos teólogos adventistas : Sabendo que o plagiador está desclassificado como servo de DEUS, os teólogos adventista têm feito um esforço concentrado para salvar a imagem de sua profetisa. Alguns deles apelaram para as passagens de 2 Reis 18 e Isaías 39, para justificar o plágio da Sra. White. Como se sabe, ambos os textos são idênticos. Acontece que, em nenhum lugar do livro dos Reis, se menciona o nome de seu autor. E, quem pode garantir do próprio que não é de autoria do próprio Isaías, uma vez que o profeta foi assistente do  rei Ezequias ?

IV. CRENÇAS ERRÔNEAS 

1. Bode emissários : Os adventistas dizem que o bode emissário, do Dia da expiação, representa Satanás. Assim colocam Satanás como autor  da redenção. Moisés prescreveu que, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote apresentasse dois bodes para o sacrificio ( Lv 16.5,10 ). Um deles seria imolado, e o outro enviado para o deserto - o bode emissário, azazel, em hebraico. Convém lembrar que os dois bodes eram igualmente apresentados, não apenas um. Isso representava o sacrifício de JESUS pela expiação de nossos pecados. A Bíblia diz que foi JESUS quem levou nossos pecados ( Is 53.4-6 ; Mt 8.16-17 ; Jo 1.29 ; 1 Pe 2.24 ; 3.18 ).

2. O sábado : A questão não é o sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto ( Hb 8.6-13). O que nos chama a atençaõ é que, ultimante, estão surgindo novos pseudocristãos que, entre outras coisas, ensinam a guarda da Lei e do sábado. Isso é retrocesso espiritual; é voltar ás práticas antigas.

a) O sábado foi abolido : A Palavra profética previa a chegada do Novo Concerto ( Jr 31.31-33 ) e o fim do sábado ( Os 2.11 ), que se cumpriu  em JESUS ( Cl 2.14-17 ). Por essa razão, o sábado não aparece nos quatros preceitos de Atos 15.20,29. O texto de Colossenses 2.16-17 deita por terra todas as teses dos adventistas do sétimo dia.

b) O sábado cerimonial : Os adventistas afirmam que o sábado mencionado em Colossenses 2.16 é cerimonial. As festas judaicas eram anuais, mensais, ou luas novas ( pois a lua nova aparace a cada 28 a 30 dias, e com ela se principia o novo mês) e semanais ( 1 Cr 23.31 ; 2 Cr 2.4 ; 8.13 ; 31.3 ; Ez 45.17 ). Veja que o texto diz: "...por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados".
       O Sábado cerimonial, ou anual, já está incluído na expressão "dias de festa", que são as festas anuais, "lua nova", mensais e "sábados", festa semanal. No versiculo seguinte o apostolo diz : " Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de CRISTO" ( Cl 2.17 ). Isto é : são figuras das coisas futuras, que se cumpriram em JESUS. Foi por isso que JESUS afirmou ser Senhor do Sábado ( Mc 2.28 ).

c) Constantino e o Domingo : Dizem que o imperador romano, Constantino, trocou o sábado pelo domingo. Isso não é verdade. A palavra " domingo", por si só significa "Dia do Senhor". Porque foi nele que JESUS ressuscitou ( Mc 16.9 ). O primeiro culto cristão aconteceu num domingo ( Jo 20.1 ) e o segundo também ( Jo 20.19-20). Os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana ( At 20.7 ). Assim, essa prática foi se tornando comum, sem decreto e sem imposição. Foi algo espontâneo. Constantino apenas confirmou uma prática antiga dos cristãos.
     
CONCLUSÃO

Para nós, portanto, cada é sábado, pois em CRISTO repousamos todos os dias da semana ( Hb 4.11 ). A palavra hebraica para "domingo" é Yom Rishon, que significa "Dia  Primeiro".
      Os adventistas negam ainda a existência do inferno e a imortalidade da alma. Sobre a doutrina do sono da alma.

Fonte : Lição Biblica Jovens e Adultos 2ª Trimestre de 1997 ( Págs. 43-47 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.