quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ortodoxia e Heresia




Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 
1 Timóteo 4:16

" Não é necessário ser erudito para permanecer salvo, mas é dever do cristão  saber discernir a doutrina ortodoxa da doutrina herética."

Jo 1.49-50  - A Confissão de Natanael
Mt 16.16 ; Jo 6.69  - A confissão de Pedro
Jo 20.28  - A confissão de Tomé
Mt 28.19-20  - A fórmula biblica batismal
At 8.37  - A confissão do eunuco etíope
Hb 6.1-2 - Os princípios elementares da doutrina


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;"   ( 2 Pedro 2:1-4 )


Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. 
( Hebreus 6:1-2 )

1. SEITAS E HERESIAS 

1. Definição de seita : O termo como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente, não tinha caráter pejorativo ( At 15.5; 24.5,14 ). Depois assumiu sentido negativo ( Gl 5.19-21 ). Pode designar um subgrupo de dentro de alguma religião organizada, como saduceus ( At 5.17 ), fariseus ( At 15. 5 ; 26.5 ) ou dissensões  no seio da própria Igreja ( Rm 16.17 ; 1 Co 11.19 ).

2. No Campo teológico. Os herejes " convertem a graça de DEUS em dissolução e negam a DEUS, único dominador e Senhor nosso, JESUS Cristo "  ( Jd v.4 ). Uma tal seita consiste num grupo de pessoas unânimes  em torno de uma interpretação particular da Bíblia, caracterizando  por distorções do Cristianismo ortodoxo, no que diz respeito ás doutrinas centrais da fé Cristã. No Cristianismo do Século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pelos apóstolos ( 2 Pe 2.1 ; 2 Co 11.3-4 ; Gl 1.8)

2. DOUTRINA

1. Definição  de Doutrina e sua Origem : Doutrina é o conteúdo de um ensino ou crença. Ela pode ser divina ( Mt 7.28 ; Jo 7.16 ; Tt 2.10 ) ; humana ( Cl 2.22 ; Tt 1.14) e demoníaca ( 1 Tm 4.1 ). A doutrina divina é Bíblica, ortodoxa e sadia. A humana e a de demônios são heréticas, que levam o homem á condenação e perdição.

2. Contribuição da doutrina : A Doutrina responde ás perguntas sobre DEUS, a Trindade : Pai, Filho e ESPIRITO SANTO, sobre a natureza humana, sobre a vontade de DEUS, sobre o nosso destino eterno. A perseverança na doutrina está relacionada á salvação ( 1 Tm 4.16 ). O Conhecimento e a prática da doutrina cristã nos protegem contra a heresia ( 1 Tm 4.1-6 ; 2 Tm 2.18 ; Tt 1.11 ). Esse conhecimento não anula a espiritualidade do crente ( 1 Co 2.14-15 ; Rm 12.3 ). A doutrina contribui para Unidade da Igreja
( Rm 16.17 ; 1 Co 1.10 ; Ef 4.12-13 ).

3. O JESUS das seitas ( 2 Pe 2.1-4 ) : As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre Cristo revelada na Bíblia, e isso resulta num outro evangelho ( Gl 1.6-8 ) e num outro JESUS ( 2 Co 11.4 ) que oferecem uma falsa salvação e um falso céu para os seus adeptos. As seitas modernas classificam-se em pseudocristãs, orientais, ocultistas e secretas.

Pseudocristãs : Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de DEUS ( também conhecida por A Familia ), Tarbenaculos da Fé, Só JESUS, Igreja Internacional ( de Boston ), Igreja da Unificação ( Rev. Moon ), Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de lerrochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil.

Orientais: Arte Mahikari, Hare Krisma, Seicho-no-iê e Igreja Messiânica Mundial.

Ocultista : Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura Racional, Ciência Cristã e Nova Era.

Secretas : Maçonaria, Ordem Rosacruz e Teosofismo. A Maçonaria não é apenas uma associação ou confraria; ela é, também, uma religião.

3. COMO IDENTIFICAR AS SEITAS

1.Negam a Doutrina da Trindade :  Os adeptos das seitas procuram salvar-se a si mesmos e, por essa razão, a Trindade lhes é um insulto, e daí, a rejeitarem ou a perverterem. A unica seita que não rejeita a Trindade são os Adventistas do Sétimo Dia; mas á semelhança das Testemunhas de Jeová, alegam que JESUS é o arcanjo Miguel; seus adeptos sequer sabem o que significa isso.

2. São exclusivistas : Os promotores e adeptos das seitas ensinam que a salvação é exclusiva ao seu grupo religioso. Isso é uma afronta á Graça de DEUS e ao mérito do Sacrifício de JESUS no Calvário. JESUS é o único Salvador, e somente Ele pode Salvar ( Jo 14.6 ; At 4.12 ). A Bíblia diz que a salvação está disponivel, pela fé em Cristo, a todos os que se arrependerem  de seus pecados ( At 4.12 ; 10.43 ; Jo 3.15 ; Tt 2.11 ) " Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo " ( Jl 3.32 ; Rm 10.13 ).

3. Além da Bíblia : Certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da Bíblia; outras acrescentam algo a ela; e, ainda há as que declaram crer nela, mas na prática sequer incentivam seus adeptos á leitura da Palavra de DEUS. Colocam outros livros e líderes humanos como tendo a mesma autoridade da Bíblia ou acima dela. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, inspirada por DEUS 
( 2 Co Tm 3.16 ). A Bíblia é a Palavra de DEUS ( Mc 7.13 ), o Livro do Senhor ( Is 34.16 ). O Profeta adverte : " À Lei e ao testemunho ! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a Alva "    ( Is 8.20 ). 


4. Características das Seitas : Elas se caracterizam por apresentarem novas "revelações", novas interpretações da Biblia, um outro JESUS, rejeição do Cristianismo Ortodoxo, liderança muito forte, mudanças constantes em sua teologia, falsas profecias e salvação pelas obras.

4. OS CREDOS DA CRISTANDADE 

1. As seitas e os credos :  As seitas falsas além de mutilarem a Bíblia, rejeitam o Cristianismo
histórico-ortodoxo. Suas crenças são oriundas das supostas revelações, subjetivismo, e da mentalidade de seus fundadores e líderes.

2. Formulação dos Credos ( Hb 6.1-2) :  Credo " vem do latim e significa "creio". Desde muito cedo na história do Cristianismo, o credo tornou-se mais que um conjunto de crenças: é uma confissão de fé. Tem como objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas, e conservar a doutrina contra as heresias.

3. Confissão de fé dos judeus : O primeiro credo da Biblia está em Dt 6.4 : " Ouve ó Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor ", citado por JESUS como primeiro de todos os mandamentos
 ( Mc 12.29);   ainda hoje é recitado pelos judeus religiosos três vezes ao dia.

4. O Credo dos Apóstolos.  È o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã.

a) História : Diz a tradição que ele foi formulado pelos apóstolos logo após a ressurreição de JESUS, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. O texto mais antigo desse credo é datado de 700 d.C. Muitos crêem que esse documento constituía a confissão batismal daquele época.

b) Conteúdo : "Creio em DEUS Pai Todo-Poderoso. E em JESUS Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do ESPÍRITO SANTO e da virgem Maria; que foi Crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está sentado á mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no ESPÍRITO SANTO; na santa Igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo"

A Igreja Católica Romana, por sua própria conta, acrescentou a "Ave Maria " ao Credo Original.

5. Credo Niceno : O Credo Niceno foi formulado em 325 d.C. Ele contém princípios do credo anterior e novos elementos que lhe dão feição própria.

6. Credo Atanasiano : Ocupa-se da doutrina da Trindade. Todas as suas declarações podem ser confirmadas nas Escrituras.

a) História : O Credo de Atanásio foi formulado em 381 d.C. Ele é muito extenso para ser citado na íntegra. Citamos apenas alguns artigos.

b) Conteúdo :  A Fé universal é esta : Adoramos um DEUS em trindade, e a trindade em unidade;

4. não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância.
5. Pois existe uma Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do ESPIRITO SANTO.
6. Mas a deidade do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO é toda uma só; a glória é igual e a majestade é coeterna.
7. Tal como é o Pai, tal é o Filho e tal é o ESPÍRITO SANTO.
8. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o ESPÍRITO SANTO é incriado.
9. O Pai é imensurável, o Filho é imensurável  o ESPÍRITO SANTO é imensurável
10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o ESPÍRITO SANTO é eterno.
11. E, no entanto, não são três eternos, mas há apenas um eterno.
12. Da mesma forma não há três incriados, nem três imensuráveis, mas um só incriado e um imensurável. 13.Assim também o Pai é Onipotente, o Filho é Onipotente e o ESPÍRITO SANTO é Onipotente.
14.No entanto, não há três Onipotentes, mas sim, um onipotente.
15. Assim, o Pai é DEUS, o Filho é DEUS, e o ESPÍRITO SANTO é DEUS.
16. No entanto, não três deuses, mas um  DEUS.
17. Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o ESPÍRITO SANTO é Senhor.
18. Todavia não há três senhores, mas um Senhor.
19. Assim como a veracidade cristã nos obriga a confessar cada Pessoa individualmente como sendo DEUS e Senhor;
20. Assim também ficamos privados de dizer que haja três deuses ou senhores ...
26. Mas as três Pessoas são Coeternas, são iguais entre si mesmas;
27. De sorte que por meio de todas, como acima foi dito, tanto a unidade na trindade como a trindade na unidade devem ser adoradas.

7. Confissão de Fé das Assembleias de DEUS: A Biblia é a nossa única autoridade em matéria de fé, de doutrina e de conduta. Ela está acima de todos os credos e da tradição. Mas há a necessidade de se formular a nossa confissão de maneira que qualquer pessoa possa em resumo saber e entender o que cremos. Nosso Credo constitui-se de 14 artigos que aparecem em cada edição do jornal Mensageiro da Paz, p.2. Ele começa com uma declaração trini-tariana : " Cremos em um só DEUS, eternamente subsistente em três pessoas : o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO " ( Dt 6.4 ; Mt 28.19 ; Mc 12.2 ; 2 Co 13.13 )

CONCLUSÃO

A Biblia é a única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a hereisa. Ela é Palavra de DEUS inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O movimento religioso que a rejeita, e tem aversão pelos credos formulados pela Igreja Cristã nos Primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.

Fonte : Lições Bíblicas Jovens e Adultos 2º Trimestre de 1997 ( Seitas e Heresias )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.