segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Os Três Propositos da Lei




"E com pedras o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR, teu DEUS, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão."    Dt 13.10

As escrituras mostram que DEUS pretende que sua lei funcione de três modos, que Calvino cristalizou, numa forma clássica para beneficio da Igreja, como o tríplice uso da lei.

1. Ser espelho que reflete para nós a perfeita justiça de DEUS e a nossa própria pecaminosidade e deficiência.

Como escreveu Agostinho " a lei nos abriga a saber como pedir auxílio da graça, quando tentamos cumprir suas exigências e nos cansamos na nossa fraqueza sob ela ". A Lei foi dada para nos transmitir conhecimento do Pecado ( Rm 3.20 ; 4.15 ; 5.13 ; 7.7-11 ), e , mostrando-nos a nossa necessidade de perdão e o perigo da condenação, levar-nos a CRISTO em arrependimento e fé ( Gl 3.19-24 ).

2. ( Uso Civil ) - È a de Refrear o Mal. 

Ainda que a Lei não possa mudar o Coração, ela pode, até certo ponto, inibir as desordens com ameaça de julgamento, especialmente quando apoiada num código civil, que aplica punição a ofensas compravadas ( Dt 13.6-11 ; 19.16-21 : Rm 13.3-4 ). Desse modo, ela assegura a ordem civil e serve para proteger os justos da ação dos Injutos.

3. Guiar o regenerado ás boas obras que DEUS planejou para ele ( Ef 2.10 ).

A Lei diz aos filhos de DEUS o que agrada ao seu Pai Celestial. Ela pode ser chamada de código da familia. CRISTO estava falando des terceiro uso da lei, quando disse que os que se tornam seus discípulos  devem ser ensinados a fazer tudo o que ele mandou ( Mt 28.20 ) e que a obediência aos seus Mandamentos provará a realidade de amor que seus discípulos têm por ele ( Jo 14.15 ). O Cristão está livre da lei como sistema de salvação ( Rm 6.14 ; 7.4,6 ; 1 Co 9.20 ; Gl 2.15-19 ; 3.25 ), mas está "debaixo da lei de Cristo" com uma regra de vida ( 1 Co 9.21 ; Gl 6.2 ).

Fonte: Nota Teológica da B.E.G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.