sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aprendendo com as Portas de Jerusalém




I – AS PORTAS NOS TEMPOS BÍBLICOS

A arqueologia nos mostra que as portas dos tempos bíblicos variavam de acordo com a época, o tipo de
construção e as posses do construtor. Geralmente, elas eram feitas de bronze (Sl 107.15,16), de ferro  (At
12.10)
, e de madeira (Ne 3.6).

1.1. As Portas de Jerusalém: O capítulo três do livro de Neemias descreve a edificação dos muros e das portas de Jerusalém. Neste capítulo, percebemos claramenteo esforço, entusiasmo e ação conjunta, não só de
Neemias, mas de todo o povo para trabalhar, inclusive, sacerdotes (Ne 3.1,21,22,28), mulheres (Ne 3.12),
mercadores (Ne 3.31), e ourives (Ne 3.31,32). Apesar das muitas oposições e dificuldades, o povo se empenhou a trabalhar na restauração dos muros, mas também das portas, que impedia a entrada de estranhos, mas, possibilitava o acesso àqueles que eram autorizados. E, por medida de segurança, colocaram também ferrolhos e fechaduras nas portas (Ne 3.3,6,13,14,15).

1.2. A Metáfora das Portas: Porta é uma abertura para entrada e saída. No sentido espiritual, a Bíblia descreve siversos tipos de porta, tais como: a porta da fé,  que foi aberta também para os gentios (At 14.27); aporta da oportunidade, para a propagação das boas novas de salvação (I Co 16.9;II Co 2.12); a porta da Palavra,aberta para os pregadores do Evangelho (Cl 4.3). Metaforicamente, podemos dizer que cada pessoa tem uma “porta” de acesso, onde Cristo bate à mesma (Ap 3.20) pedindo permissão para controlar a sua vida e conduzi-la à vida eterna (Jo 10.9). Podemos afirmar também que, cada  porta de Jerusalém, fala de um aspecto de nossa vida espiritual.

II – AS PORTAS DE JERUSALÉM
 

Encontramos no livro de Neemias referência a diversas portas, onde cada uma delas nos ensinam sobre
um aspecto de nossa vida espiritual. Vejamos:

2.1. Porta do Gado (Ne 3.1,32; 12.39): Também chamada de Porta das Ovelhas (ARA), a Portado Gado era o portão usado para fazer as ovelhas entrarem na cidade em direção ao Templo, para o sacrifício. Foi a  primeira porta a ser restaurada, e nela trabalharam o sumo sacerdote Eliasibe e outros sacerdotes. Através desta porta, aprendemos sobre a prioridade da restauração do culto ao Senhor. Não é à toa que a restauração das portas de Jerusalém teve início com esta porta.

2.2. Porta do Peixe (Ne 3.3; 12.39): Possivelmente, esta porta recebe este nome porque através dela entravam os comerciantes de peixe na cidade, onde havia um mercado próximo. Restaurar a Porta do Peixe tem o sentido de restabelecer o compromisso com a Evangelização (Mc 16.15; At 1.8), pois, o próprio Senhor Jesus noschamou para sermos pescadores de homens (Mt 4.18-20). Mas, há um fato interessante a ser observado: Além de restaurar a porta, os filhos de Hassenaá colocaram também fechaduras e ferrolhos. Isto nos ensina que não basta evangelizar, mas também ensinar (Mt 28.19,20) e fechar as portas para heresias e filosofias humanas.

2.3. Porta Velha (Ne 3.6).Não sabemos ao certo o por quê desse nome. Possivelmente por tratar-se de uma
porta muito antiga. Mas, o fato de ser antiga não significa que ela não fosse importante. Por isso, ela também
deveria ser restaurada! Restaurar a Porta Velha significa valorizar as coisas antigas, como a Bíblia, por exemplo, que, apesar de ser um livro tão antigo, jamais perdeu o seu valor, pois o tempo não exerce nenhuma influência sobre ela. Ela continua sendo o livro mais lido, mais vendido, mais conhecido e mais traduzido em todoo mundo. Como disse o profeta Isaías“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a Palavra de nosso Deus
subsiste eternamente”
(Is 40.8).

2.4. Porta do Vale (Ne 3.13):  Esta porta dava acesso a um vale ao lado oeste de Jerusalém. Foi por ela que
Neemias iniciou e concluiu a inspeção dos muros de  Jerusalém, antes de iniciar a reconstrução (Ne 2.13-15).
Vale é uma depressão de terra entre lugares elevados, como montes ou montanhas, por exemplo. Restaurara
Porta do Vale significa reconhecer a importância dos vales em nossa vida. Isto porque todos nós nos deparamos com muitos “vales” em nossa jornada rumo ao céu. Porém, o mais importante é saber que Deus está conosco, ainda que estejamos no vale da sombra e da morte (Sl 23.4).

2.5. Porta do Monturo (Ne 3.14): Esta porta era aberta frequentemente para que os moradores levassem o lixo da cidade para ser queimado no vale de Hinon. Restaurar a Porta do Monturo significa dizer que não devemos permitir que o “lixo” deste mundo esteja em nós, pois já fomos lavados, santificados e justificados (ICo 6.11). Isto nos faz lembrar a Santificação Progressiva, que ocorre no nosso dia a dia (Pv 4.18; I Pe 1.15,16).

2.6. Porta da Fonte (Ne 3.15): Esta porta recebe este nome porque dava acesso aotanque de Siloé, onde,
centenas de anos depois, um cego de nascença lavou-se depois de Jesus untar-lhe lodo nos olhos (Jo 9.1-5).
Diversos usos figurados podem ser feitos sobre as fontes. Por exemplo: Deus é a fonte de todo o bem (Sl 36.9; Jr 17.13); Tg 1.17); a graça de Deus assemelha-se auma fonte (Is 41.18; Jl 3.18); bem como a Igreja (Ct 4.18; Is 58.11) e a Bíblia, que é a fonte inesgotável da sabedoria, e é a principal fonte para o ensino, pregação e prática da vida cristã.

2.7. Porta das Águas (Ne 3.26): Esta porta ficava ao lado Oriental do Monte Sião, defronte da casa de Gion. Foi diante dessa porta que Esdras leu o livro da Lei diante de todo o povo, desde a alva até ao meio dia (Ne 8.1-8). A água purifica, refresca, sacia a sede, torna frutífero o estéril e é indispensável à vida humana. Ela é um dos símbolos da Palavra de Deus (Jo 15.3; Ef 5.26) e do Espírito Santo (Jo 3:5; 4:14; 7:38, 39).

2.8. Porta dos Cavalos (Ne 3.28): Esta porta recebe este nome porque ficava próxima  ao palácio, e por ela
entravam os cavalos do rei. Foi próximo a esta porta que morreu Jezabel (II Rs 11.16; II Cr 23.15). Na Bíblia Sagrada, o cavalo é símbolo da força; e todos nós necessitamos, muitas vezes, de que as nossas forças sejam renovadas. Restaurar a porta dos cavalos pode significar, então, restaurar a porta de acesso às nossasforças espirituais, que são renovadas pelo Senhor, a nossaforça (Is 40.29-31; Sl 22.19; 27.1).

2.9. Porta Oriental (Ne 3.29): O nome desta porta indica que ela ficava ao lado oriental da cidade. Depois que os judeus retornaram do cativeiro, ela passou a serchamada de Porta do Rei (I Cr 9.17). Oriente é o lugar onde nasce o sol, e simboliza a esperança, o raiar de umnovo tempo (Sl 84.11). Restaurar esta porta significa
resgatar a esperança a despeito de toda e qualquer adversidade (Jó 14.7; Sl 62.5; Rm 12.12).

2.10. Porta da Guarda (Ne 3.31).  Também chamada de Porta de Micfade, esta porta ficava no nordeste de
Jerusalém. Possivelmente, tratava-se de uma torre de vigia onde ficavam os guardas de Israel. Essa porta não
poderia deixar de ser restaurada, pois, os inimigosde Neemias, além de tentar impedir a obra (Ne 4.8)
desejavam fazer-lhe mal (Ne 6.2). Por isso Neemias  pôs guardas, mesmo durante a construção (Ne 2.21-23). Isto nos ensina sobre a necessidade de uma vida de  permanente vigilância  na vida espiritual (Mt 26.41; 1 Pe 5.8-9).

CONCLUSÃO
Neemias foi até Jerusalém, não apenas para edificar os muros de Jerusalém, mas também as suas
portas, pois elas seriam o meio de acesso de entrada e saída da cidade. Por isso, seria inútil reconstruir apenas
os muros da cidade. Podemos observar nas páginas da Bíblia que cada uma delas recebe um nome, o que nos
permite fazer uma aplicação à nossa vida espiritual. Que possamos, então, tal qual Neemias, restaurar  as
“portas” do culto ao Senhor, da evangelização, da Palavra de Deus, da santificação, da força espiritual e da
vigilância.

Fonte: Site da RBC - Lições da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.