sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Rebeldia dos Filhos













I – DEFINIÇÃO DO TERMO REBELDIA

A expressão rebeldia do hebraico  “mãrãh” significa “oposição a alguém motivado por orgulho”(Dt 21.18). O significado primário desta expressão é “desobedecer”. No grego este termo é traduzido por  “parepikraino”que significa: “amargar-se, irar-se, provocar”, e também por “atheteo”que quer dizer: “rejeitar, não reconhecer”.
 
II – AS CAUSAS DA REBELDIA DOS FILHOS

2.1 A falta de disciplina no lar.  Segundo o dicionário Aurélio,  disciplina é “um regime de ordem imposta ou livremente consentida”; “uma ordem que convém ao funcionamentoregular de uma organização, observância de preceitos e normas, ensino, instrução, educação, correção, discipular” ou “o treinamento que melhora, molda, fortalece e aperfeiçoa o caráter”. O que podemos apreender desta definição é que a disciplina serve para manter o perfeito funcionamento dolugar onde ela é aplicada. Quando o padrão bíblico de conduta no lar (disciplina cristã) é deficiente, ou não existe, inevitavelmente ocorre a  rebeldia entre o filhos. Podemos observar isto nos seguintes exemplos que a Bíblia nos apresenta.
 
2.1.1 Davi. Um dos reis mais conhecidos na história de Israel; um guerreiro notável; um homem  “segundo o coração de Deus”(I Sm 13.14). Porém, falhou na aplicação da disciplina dos seus filhos:

Ele não agiuquando Amnom estuprou a sua meia-irmã, Tamar. Davi “ficou indignado” com ele, (II Sm. 13. 21), mas, depois do estupro Tamar foi acolhida por seu irmão, Absalão, e não pelo seu pai (II Sm. 13. 20-22);

 •Davi  ignorouo ódio e os planos de Absalão para matar Amnom. Apesar de chorar muito pela perda de Amnom (II Sm 13.36-37; II Sm. 18.33-19.8), ele não corrigiuo seu filho Absalão;

•Quanto a Adonias, a Bíblia diz que “seu pai Davi nunca o havia contrariado; nunca lhe perguntava: Por que você age assim?”(I Re 1.6).
 
2.1.2 Eli. Apesar de ser sacerdote em Israel, e mesmo tendo conhecimento dos pecados que seus filhos cometiam, nunca os corrigiu (I Sm 2.28,29). Por isso, Eli é um exemplo de pai:

•  Ausente: Eli era um pai que nunca estava em casa, sempre esteve muito ocupado cuidando dos filhos dos outros,  e esqueceu-se dos seus (I Sm.1.9);

•  Omisso:  Ele não abriu seus olhos para os sinais de perigo dentro do seu lar (I Sm 2.22-24);

•  Conivente: O principal pecado de Eli foi a conivência. Ele sabia o que seus filhos faziam, mas não os corrigiu (I Sm 2.22);

•  Passivo ao fatalismo: Ele aceitou passivamente a decretação da derrota sobre a sua casa (I Sm. 3.18).
 
III - A FALTA DE EXEMPLOS CORRETOS NO LAR CONDUZ OS FILHOS A REBELDIA

•  Noé. Entregou-se sem limites ao vinho, ignorando a sua (família) (Gn. 9.21,22). Faltou em Noé a vigilância necessária para não tropeçar (Mc. 13.33; Sl. 42.7). Os pais devem ser exemplo para os seus filhos (II Cr. 26.3,4; Ez. 16.44; I Tm. 4.12). A falta de prudência, leva à tentação (Tg. 1.13-15).

•  Abraão.Devido a fome que sobreveio a terra de Canaã, Abraão desceu ao Egito e mentiu, negando que Sara era sua esposa. Anos mais tarde, Isaque, quando estava na terra de Gerar, mentiu igualmente a Abraão (compare Gn 12 com Gn 26).

•  Davi. O rei passeava pelo seu eirado quando deveria estar à frente do seu exército em Rabá (II Sm. 11.1,2). O pecado de Davi foi reproduzido em escalas maiores por seu filho Absalão (II Sm 16.21,22).
 
3.1 A influência do mundanismo no seio da família. A mídia, de um modo geral, é, sem dúvida alguma, a maior difusora da inversão de valores na sociedade. Essas influênciaspodem ser vistas nos seguintes aspectos:

• As pessoas passam a pensar da forma como a TV lhesinfluencia (Cl 3.1-3);

• O modo de vestir. O que é mostrado na TV passa a ser moda (Gn 35.2; Ex 19.10; Ex 28.2a);

• No vocabulário. As pessoas passam a falar aquilo que a TV determina que falem (Ef 4.29);

•No Modelo de família. O conceito de família, é o que é visto nas novelas, no qual não existe respeito e fidelidade entre os cônjuges e nem entre filhos para com os pais (Ef 5.22).
 
IV – AS CONSEQUÊNCIAS DA REBELDIA DOS FILHOS
 
4.1 Desajuste familiar. A rebeldia dos filhos acarreta uma desestruturação no lar podendo até mesmo ocasionar o fim de uma família. A Bíblia nos mostra algumas consequências  de rebeldia, como ocorreu com Absalão, filho de Davi, que revoltou-se com Amnom, e mandou que seus moços o matassem (II Sm 13.22-30); e também rebelou-se contra Davi, obrigando-o a fugir para não ser morto (II Sm 15.1-37).
 
4.2 Envolvimento com Drogas.  Pesquisas comprovam que os viciados em drogas, em sua maioria, são oriundos de lares desajustados. Por falta de uma educação adequada, de afeto e de carinho no seio da família, e, principalmente, por não terem uma educação cristã, muitos se deixam levar pelos falsos amigos da escola ou do trabalho e enveredam pelo caminho das drogas. A Palavra de Deus ensina aos filhos honraremos pais, e aos pais a criarem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Ef 6.1-4; Cl 3.20,21).
 
4.3 Violência.  Nas suas diversas formas, a violência é consequênciadireta da rebeldia. O apóstolo Paulo diz:“Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia,avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia”(Rm 1.29-31).
De uma forma direta ou indireta, os itens dessa relação são atos de violências como frutos de rebeldia.
 
4.4 Morte Prematura.  A grande maioria dos óbitos entre jovens, principalmente nas grandes cidades, acontecem porque eles estão envolvidos com drogas, sexo ilícito e furtos. Por certo, muitos deles são oriundos de lares desajustados.
 
V – COMO PREVINIR A REBELDIA DOS FILHO NO LAR ?
 
5.1 Realizando o Culto Domestico.

A prática do culto doméstico está se tornando cada vez mais escasso nos lares cristãos, e
isto tem contribuído para o enfraquecimento espiritual da família. O culto doméstico, além de ser uma  ordenança bíblica (Dt 11.19), é uma das formas que protegemos nossos filhos da influência do mundo e de outras consequênciasdesagradáveis.
 
5.1.1 Os resultados do Culto Domestico

•  Filhos tementes–  Através do culto doméstico, os pais devem motivar seus filhos a buscarem a Deus, e assim desfrutarem de experiências espirituais que nunca se esquecerão, pois o temor do Senhor estará em seuscorações (Pv 22.6);

•   – A obediência dos filhos aos pais é mandamento bíblico e devemos preservá-lo. Isto, também, é aprendido no culto doméstico (Ex.20.12; Dt.5. 16; Ef.6.1-3);

•  Filhos crentes – Eunice, mãe de Timóteo, é um modelo de mãe exemplar. Mesmo não tendo o marido crente, ela conseguiu educar seu filho Timóteo nos caminhos do Senhor, o que o tornou um cooperador na obra do Mestre (II Tm 1.5; 3.14,15);

•  Família estruturada e unida– O culto doméstico também une e dá estrutura à família, como a família de Filipe, o evangelista (At. 21. 8.9).
 
5.2 Vejamos quais as recomendações bíblicas de comocriar os filhos:

• Escondendo seus filhos em casa, como Joquebede (Êx. 2.1,2) e orientando seus filhos, como Eunice (I Tm. 4.5);

• Levando seus filhos para a casa do Senhor, como Ana (I Sm 1. 20-24) e criando seus filhos na disciplina do Senhor (Ef. 6.4);

• Instruindo seus filhos, como recomendou Salomão (Pv. 22.6) e não descuidando, como Eli (I Sm. 2.12, 22,23)

• Lendo a Bíblia com a família (Js. 1. 8; Sl.119. 11; 119.170) e orando com eles (At. 10. 30, 31; Ef. 6. 18);

•Levando a família à casa de Deus (Gn. 35. 1, 3) e dedicando seus filhos a Deus (I Sm 1.28; Lc 2.22);

•Ensinando seus filhos a temer ao Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniquidade (I Cr 28.9);

• Ensinando seus filhos que Deus os ama e tem um propósito específico em suas vidas (Lc 1.13-17; Rm 8.29,30; I Pe 1.3-9);

• Ensinando seus filhos a obedecerem aos pais (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15,17; Hb 12.7);

•Protegendo seus filhos da influência pecaminosa, pois, Satanás procurará destruí-los espiritualmente  (Pv 2.15-17; 13.20)

•Dizendo a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl139.1-12);

•Levando seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt 19.14);

•Ensinando seus filhos a observar o princípio: “companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63);

•Motivando seus filhos a permanecerem separados do mundo (II Co 6.14-7.1; Tg 4.4);

•Ensinando a seus filhos sobre a importância do batismo com o Espírito Santo (At 1.4,5,8; 2.4,39);

•Instruindo seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras (Dt 4.9; 6.5,7; I Tm 4.6; II Tm 3.15);

•Intercedendo constante e fervorosamente por seus filhos (Jó 1.5; Ef 6.18; Tg 5.16-18); e, acima de tudo, amando-os.
 
CONCLUSÃO

A disciplina Bíblica, quando aplicada e vivenciadano seio familiar, é a melhor maneira para prevenirque os filhos se tornem rebeldes. O sábio salomão disse:  “Porque o Senhor repreendeaquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.”  (Pv 3.12);  e o  Senhor Jesus disse: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” (Ap 3.19). O que podemos concluir é que a maior medida preventiva contra a rebeldia no lar (a disciplina) é um mandamento bíblico para os pais.

Fonte : Site da Rede Brasil de Comunicação - Lição da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.