quarta-feira, 28 de março de 2012

Josué conduz Israel na travessia do jordão


INTRODUÇÃO

O Israel de 40 anos de deserto, oscilações espirituais e renovação do povo, enfim, chega  ao rio Jordão. Estava ali terminando o momento de perambulações no deserto, para o início de uma nova era de conquistas e vitórias. E esta lição nos mostrará o quanto Deus é fiel em cumprir com suas promessas.

I -O QUE A TRAVESSIA DO JORDÃO REPRESENTAVA PARA A NAÇÃO DE ISRAEL?

A travessia do Jordão representava para Israel em sentido primário, a concretização do cumprimento da promessa de Deus ao seu povo de habitar em Canaã (Nm 33:53; Dt 11:31; 12:10,11,29; 17:14; 18:6; 33:28), bem como, a confirmação que Ele (Jeová Sabaoth – O Senhor dos Exércitos) pelejaria por Israel da mesma forma que fez no Egito, por meio de atos miraculosos, abrindo o mar vermelho, aqui, abrindo o rio Jordão.

Há também um outro sentido que é a apresentação de Josué ao povo como o grande líder e sucessor de Moisés :”E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.” (Js 3:7).

II -QUAIS ERAM AS EXIGÊNCIAS PARA A TRAVESSIA DO JORDÃO?

Para a travessia do Jordão havia algumas exigências que o povo deveria observar para obterem sucesso:

2.1.A Arca da Aliança deveria estar á frente do povo “ E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis.”(Js 3:2). A arca era transportada à frente do povo porquanto simbolizava a presença e a ajuda de Yahweh na batalha.
2.2.Deveria se manter distância da Arca -“Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.”(Js 3:3). O povo deveria manter uma distância de aproximadamente um quilômetro. Essa distância simbolizava que Yahweh (Deus) ia à frente de todas as atividades de Seu povo. Três eram as razões pelas quais o povo deveria manter distância da Arca da Aliança:

a) Reverência – o povo não poderia aproximar-se da Arca (V.3)
b)
A distância proporcionava uma melhor visão – assim o povo poderia seguí-la
c) A Arca era símbolo da presença e do poder, por isso deveria estar à frente de qualquer força militar.

2.3.O povo deveria se santificar -“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.”(v.5) – Israel ao ser escolhido por Deus, recebe a incubência de ser um povo santo e separado do mundo (Ex 19:5,6; Lv 11:44,45; 20:26; 21:6; Dt 7:6; 14:2). A santidade é um atributo do caráter de Deus que deve compor o caráter do Seu povo. Se Deus é santo, seu povo deve ser também santo. O apóstolo Pedro falou: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;" (I Pedro 1 : 15). Santidade não é uma opção da Igreja, mas uma demonstração pública de um caráter transformado e comprometido com Deus.
2.4. Ouvir a Palavra do Senhor -“Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.” (V. 9) – o povo foi convocado para uma assembléia a fim de ouvir as palavras que provinham de Deus por meio de Josué. Atentar para o que Deus tem a dizer é um dos caminhos para o sucesso em nossas realizações.
2.5.Obediência – O povo seguiu as instruções recebidas de Deus por intermédio de seu líder Josué, permitindo assim, a manifestação do milagre de Deus na vida do povo. A Bíblia nos manda obedecer às autoridades constituídas por Ele (Rm 13:1-5; 1 Ts 5:12,13; Hb 13:7,17).

III – QUE LIÇÕES PODEMOS EXTRAIR DA TRAVESSIA DE ISRAEL DO JORDÃO?

Diversas lições podemos extrair para os nossos dias:

3.1. Todo Sucesso espiritual sempre dependerá de obediência à Palavra de Deus – o povo de Israel não hesitou em obedecer a Deus e ao líder constituído por Ele. O cumprimento das promessas condicionais sempre dependerá de uma disposição em cumprir as condições pré-estabelecidas. Foi por não obedecer que o Israel que pereceu no deserto não entrou na terra prometida ( I Cor 10:1-10; Hb 3:10-19).
3.2.Santidade sempre será a condição de Deus para um relacionamento íntimo com Ele – Desde a formação do homem, o Deus Santo sempre exigiu santidade como condição essencial para um relacionamento íntimo com Ele. Isto se evidencia pelo fato de Deus ter lançado o homem fora do jardim logo após ter pecado contra Ele (Gn 3:23,24). Ele exigiu de Israel no A.T.(Nm 33:53; Dt 11:31; 12:10,11,29; 17:14; 18:6; 33:28 ), e exige de sua Igreja hoje (Jo 17:17; 1 Pe 1:15; 2:9,10; 1 Ts 4: 1,34,7; 5:23; ).

3.3.A presença de Deus sempre deverá ser a prioridade na vida da Igreja – A Arca, que representava a presença de Deus ia sempre à frente do povo de Israel, pois a presença de Deus é imprescidível para o alcance de vitórias em nossa vida. Davi entendia tão bem essa verdade que o Sl 23 demostra a importância que Ele dava à presença de Deus (Ver também Sl 51:11). O próprio Senhor Jesus afirmou que sua Igreja não se preocupasse pois “ela estaria fundada e firmada Nele”(Mt 16:18), bem como estaria com ela “Todos os dias até a consumação dos séculos”(Mt 28:20).
3.4.O milagre sempre ocorrerá em um ambiente de fé e obediência – O povo não questionou às orientações de Josué, mas com fé acreditou no milagre que se realizou, pois como disse Josué: “(...) o Deus vivo está no meio de vós(...)”. O Senhor Jesus falou em Jo 11:40:” Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? E mais “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”(Jo 14:13) e “E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” (Jo 16:23). Fé é necessário para agradar a Deus “"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11 : 6).

CONCLUSÃO

Nesta lição pudemos aprender que Deus não só capacita o chamado (Josué) como também respalda seu ministério consolidando com milagres e maravilhas diante do povo de Deus e dos pagãos, mostrando assim que o Senhor “Deus de Israel” é Deus de milagres, e que operou no passado, opera no presente e continuará operando no futuro, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8)

Bibliografia:

· História de Israel no A.T., Eugene Merrill, CPAD.
· O A.T. Interpretado : Versículo por Versículo, Russel Norman Champlin, Vol.2
· Bíblia Sagrada – ARA – SSB.
· Bíblia Sagrada – ABSVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.